Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ética X ética

Presidente do TED da OAB-SP contesta pontos do artigo de Haidar

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB paulista, Jorge Eluf Neto, disse que o artigo publicado na Revista Consultor Jurídico -- de autoria do advogado tributarista Raul Haidar -- tem alguns pontos equivocados.

Haidar disse que um "dos problemas mais graves com que se defronta a advocacia paulista é a enorme quantidade de processos que tramitam no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP, onde consta existirem atualmente (março de 2003) mais de 16.000 feitos em andamento". Eluf afirmou que os 16 mil processos que existiam quando assumiu, "com a regionalização do TED, passaram para 12 mil e estão tramitando com maior rapidez".

Eluf disse ainda que "a descentralização, iniciada na administração de Rubens Approbato, é medida da maior importância e não deveria receber críticas, nem quando instalado o TED em cidades próximas, pois facilita a defesa dos advogados e democratiza o acesso a todos os cidadãos".

De acordo com Eluf, "dizer que o TED é subserviente à diretoria da Ordem é uma injustiça contra mais de 500 colegas que colaboram voluntariamente, com total independência, na instrução e no julgamento dos processos". O presidente do TED lembrou, por fim, que a sua "nomeação em substituição ao articulista foi regularmente referendada pelo Conselho seccional".

Leia o artigo de Raul Haidar:

25/3/03 - Rigor e autonomia

Tribunal de Ética da OAB deve ser independente

Revista Consultor Jurídico, 25 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 25 de março de 2003, 12h22

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/04/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.