Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Insegurança geral

Approbato: clima de insegurança atinge a comunidade jurídica.

A Ordem dos Advogados do Brasil solidarizou-se com a família do juiz-corregedor de Presidente Prudente, Antonio José Machado Dias, assassinado no dia 14 de março. Para a OAB, o objetivo do crime organizado é tornar também os poderes constituídos, como o Judiciário, reféns do medo.

O clima de insegurança, de acordo com a OAB, atinge todos os operadores do Direito. "A situação é preocupante. Enquanto o mundo se mobiliza pela paz, internamente vivemos um clima de guerra urbana, com organizações criminosas estabelecendo territórios e regras de conduta por intermédio da intimidação e do terror", disse o presidente da OAB, Rubens Approbato.

Leia a nota:

NOTA OFICIAL

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vem a público solidarizar-se com a família do juiz-corregedor de Presidente Prudente, Antonio José Machado Dias, morto a tiros no último dia 14, como com toda a classe de magistrados.

As circunstâncias do crime expõem o estado de insegurança a que estão submetidos todos os profissionais do Direito, indistintamente, e revelam os planos do crime organizado de transformar os poderes constituídos do País em reféns do medo. É um alerta para o que pode se transformar o Brasil se a sociedade e o governo não reagirem.

A situação é preocupante. Enquanto o mundo se mobiliza pela paz, internamente vivemos um clima de guerra urbana, com organizações criminosas estabelecendo territórios e regras de conduta por intermédio da intimidação e do terror. Ao mesmo tempo, verifica-se a fragilidade das políticas públicas na área de segurança.

A Ordem dos Advogados do Brasil espera a pronta apuração dos fatos, a punição dos envolvidos e cobra das autoridades ações firmes, corajosas e duradouras que permitam o perfeito funcionamento da Justiça, das instituições e do Estado democrático de Direito.

Rubens Approbato Machado

Presidente do Conselho Federal da OAB

Brasília, 18 de março de 2003

Revista Consultor Jurídico, 18 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 18 de março de 2003, 13h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/03/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.