Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Modernização no DF

TJDFT terá gravação de audiências e automatização processual

O Programa de Modernização e Aperfeiçoamento da Justiça do Distrito Federal - Projus, criado em fevereiro deste ano, por meio de Resolução da Corregedoria do TJDFT, está trazendo novidades para os servidores que trabalham no SISTJ, o sistema de alimentação e movimentação processual da 1ª Instância.

Até o início do segundo semestre, a configuração atual deverá ser substituída por outra, muito mais rápida e melhor. Na primeira fase das modificações, o usuário já pode esperar um processo de modernização no sistema. A nova roupagem inclui automação de atos processuais cotidianos, como a expedição de mandados e outros documentos. A idéia é conseguir o mesmo efeito que se tem hoje com a pauta, que ficou mais veloz depois da leitura do código de barras.

De acordo com o Secretário de Informática, Raimundo Macedo de Souza, o tribunal vai ganhar em velocidade. O SISTJ, que hoje busca as informações nas memórias individuais dos computadores, passará a rastreá-las diretamente dos servidores - os computadores que centralizam as informações e serviços prestados pelo sistema. "A tecnologia atual privilegia os computadores mais novos. Com a nova arquitetura, não vai fazer diferença ter uma máquina antiga ou moderna. A velocidade para levantamento de dados será a mesma", explica o Secretário.

Mas as novidades não páram. Já está em andamento um estudo para gravação de audiências. A filmagem vai ser feita por meio de micro-câmeras fixas. As imagens serão, inicialmente, armazenadas no computador central. Depois, serão passadas para CD ou DVD. Assim, o Juiz poderá assistí-las novamente para tirar possíveis dúvidas com relação aos depoimentos. O projeto piloto vai ser executado na 9ª Vara Cível de Brasília.

Fonte: TJDFT.

Revista Consultor Jurídico, 12 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 12 de março de 2003, 18h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 20/03/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.