Notícias

12 março 2003

Nome questionado

Entidade questiona no STF nomenclatura de integrantes dos TRFs

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) entrou com ação ordinária contra a União para anular os atos administrativos dos Tribunais Regionais Federais, que modificaram a denominação de seus integrantes de "juiz" para "desembargador federal". A ação foi impetrada nesta terça-feira (11//3), no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a Anamages, a Constituição Federal prevê que é de competência originária do STF "a ação em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam diretamente ou indiretamente interessados."

A entidade alega que a discussão sobre quem está autorizado a utilizar a designação "desembargador" seria de interesse de toda a categoria. De acordo com a petição, os atos em questão seriam ilegais porque apesar de serem administrativos, "criaram direito novo", além de contrariar a Lei Orgânica da Magistratura (Loman).

A Anamages afirma que o artigo 34 da norma prevê que apenas os integrantes dos Tribunais de Justiça estaduais podem ser chamados de desembargadores. A Constituição também suportaria essa tese, pois chama os integrantes dos TJs de desembargadores e os dos TRFs apenas de "membros".

A ação cita também obras de juristas que seriam a favor dessa tese. A Enciclopédia Saraiva do Direito, por exemplo, coordenada por Limongi França, aponta que o título de desembargador vem do antigo direito português, e era atribuído aos juízos do Tribunal do Desembargo do Paço. Segundo a Anamages, trata-se de uma tradição no direito brasileiro. O processo foi distribuído ao ministro Celso de Mello. (STF)

AO 993

Revista Consultor Jurídico, 12 de março de 2003.

Revista Consultor Jurídico, 12 de março de 2003

Comentários

Comentários de leitores: 0 comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 20/03/2003.