Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Agenda ampliada

ONG lança guia para jornalistas e portal de direitos humanos

Os jornalistas que querem ampliar seus contatos podem, a partir desta sexta-feira (30/5), contar com o "Guia de Direitos Humanos - Fontes para Jornalistas". O guia com mais de 150 fontes foi lançado, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e distribuído aos participantes. Para quem não foi ao evento, basta acessar o Guia de Direitos Humanos na Internet.

Também foi lançado um portal voltado para a troca de informações e cooperação entre países do hemisfério sul. A iniciativa é da Conectas, ONG internacional com sede em São Paulo.

O guia tem 400 páginas com os números de telefones, e-mails, fax e endereços de 157 instituições que trabalham com os mais variados temas dos direitos humanos. Há textos fundamentais, referências, instrumentos de ação e polêmicas. Um dos temas discutidos, por exemplo, é se defender direitos humanos é defender bandidos. Ou questões como as supostas eficácias da pena de morte e da redução da idade penal.

O livro traz ainda um calendário de ações na área dos direitos humanos, cujas datas podem servir de ganchos para pautas. Ele apresenta sites e revistas especializadas e um glossário com os termos mais utilizados na área. Os assuntos são distribuídos em 22 áreas temáticas, com textos introdutórios e listas de instituições em cada área.

Portal

O Portal ConectaSur (www.conectasur.org/index.php) tem uma biblioteca onde constam a maioria dos documentos sobre a proteção dos direitos humanos no hemisfério sul. O usuário encontra tratados internacionais, artigos, projetos sociais e cursos relevantes para a defesa dos direitos humanos. O Portal também traz notícias gerais ou específicas sobre os temas relacionados aos direitos civis.

Revista Consultor Jurídico, 30 de maio de 2003, 14h21

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.