Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tributarista do século

Morre o professor Ruy Barbosa Nogueira em São Paulo

Morreu o professor Ruy Barbosa Nogueira, na terça-feira (27/5). O velório está acontecendo na Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco - SP). O sepultamento será, nesta quarta-feira (28/5), às 15 horas no Cemitério da Paz, no Morumbi, em São Paulo.

Ruy Barbosa Nogueira foi escolhido o 'Tributarista do Século' pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário durante o II CBPT.

"Milhares de tributaristas de hoje tiveram sua formação iniciada nos livros do professor Ruy. Foi o meu caso e de muitos outros", disse o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Segundo ele, o tributarista deixa saudades pela sua arguta inteligência e senso de humor ímpar, que encantava a todos.

Advogado, professor e parecerista de direito tributário há mais de meio século, Nogueira fundou o primeiro curso de Direito Tributário na PUC-SP e foi professor Catedrático da Faculdade de Direito da USP.

Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Financeiro e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Entre as suas obras estão: "Curso de Direito Tributário", "Teoria do Lançamento Tributário" e "Direito Tributário Aplicado".

Para saber outros detalhes da vida do professor, basta acessar o site do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário -- www.ibpt.com.br/cbpt.

Revista Consultor Jurídico, 28 de maio de 2003, 10h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.