Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Inteligência Jurídica

Inteligência Jurídica: sete trabalhos selecionados para o Icail.

Existe um prestigiado fórum internacional que debate questões sobre a evolução tecnólogica da ciência jurídica. Trata-se da Icail, International Conference on Artificial Intelligente and Law (Conferência Internacional sobre Inteligencia Artificial e Direito). A conferência é realizada a cada dois anos, e um comitê científico de alto nível seleciona os melhores trabalhos do mundo na área. A edição 2003 será em Edimburgo, na Escócia, no próximo mês de junho.

A excelente notícia fica por conta da significativa participação brasileira na edição de 2003. Dentre os 50 trabalhos de pesquisa selecionados no total, nada menos do que oito são do Brasil, uma marca histórica. Dentre eles, sete são de pesquisadores ligados à equipe Ijuris/Wbsa. Estas pesquisas tiveram início durante as cadeiras de mestrado intituladas Tecnologia da Informação Jurídica e Engenharia do Cohecimento Jurídico, ofertadas nos ultimos três anos na Ufsc, em Florianópolis.

Outra boa notícia é que somente três trabalhos, dentre todos os 50 selecionados, foram qualificados como aplicações efetivas, e um deles é brasileiro, também da mesma equipe. Trata-se do Sistema AlphaThemis, um aplicativo desenvolvido para gestão inteligente das Súmulas dos Tribunais brasileiros. Uma significativa coincidência é que a notícia chega exatamente na mesma época em que o Sistema AlphaThemis recebeu o certificado de exclusividade, fornecido pela Abes. Este certificado atesta que o produto é único no território nacional, e também qualifica como notória a especialização da equipe que desenvolveu o sistema.

Outro ponto, também relevante, é o fato de que esta é a terceira edição consecutiva com trabalhos selecionados deste mesma equipe, o que qualifica o Brasil com um dos principais polos mundiais de desenvolvimento de soluções na área de Tecnologia da Informação e Direito.

Esta é a lista completa dos trabalhos da equipe Ijuris/Wbsa na Icail 2003:

1) An Intelligent, Knowledge-oriented Searching Tool for the Resolutions of the United Nations Security Council

H. C. Hoeschl, T. C. D. Bueno, A. Bortolon, I. Theiss, E. S. Mattos, M. S. Ribeiro

2) Previous Consent of Brazilian National Defence Council

H. C. Hoeschl, T. C. D. Bueno, E. Mattos, R. M. Barcia, M. S. Ribeiro

3) Analyzing the use of Dynamic Weights in Legal Case Based System

T. C. Bueno, A. Bortolon, H. C. Hoeschl, E. S. mattos, M. S. Ribeiro

4) Applying Case-Based Reasoning to Knowledge Representation of Tributary Decisions

A. S. Barreto, T. C. D. Bueno, H. C. Hoeschl

Revista Consultor Jurídico, 24 de maio de 2003, 11h42

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.