Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

História belga

TV Justiça exibe indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro

A TV Justiça exibe neste domingo (25/5), às 21h, o filme belga "Daens - um grito de Justiça", um drama produzido em 1992 e indicado para o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1993. O filme conta a história do padre Daens que se rebela contra os maus tratos e a miséria ocorridos no final do século XIX. O drama se passa nas tecelagens do norte da Bélgica, num momento em que os trabalhadores estavam condenados a um estado de pobreza quase absoluta.

Os donos das fábricas, a maioria do Partido Católico, queriam concorrer comercialmente com a Inglaterra. Para isso, eles decidiram empregar mulheres e crianças por salários mais baixos e deixar os operários fora das fábricas, mesmo correndo sérios riscos de acidente.

Revoltado com a situação, o padre Daens escreve um artigo para o jornal do Partido Católico local e lança a semente de justiça na comunidade, que é instigada a lutar em favor de um mundo mais justo.

O "Filme do Mês" é um espaço dedicado à exibição de filmes que, de alguma forma, tratem de temas relacionados à Justiça: julgamentos, atuações de advogados e Ministério Público.

Ao término da exibição, um especialista do Direito comenta o filme explicando condutas, decisões e possíveis modificações ocorridas ao longo do tempo e as diferenças entre a Justiça brasileira e a de outro país, se o filme for estrangeiro. Nesta segunda edição, a comentarista convidada é a professora de filosofia do Direito da Universidade Católica de Brasília, Leda Cristina Benradt.

A TV Justiça pode ser assistida pela Internet, no site Super iG. (STF)

Revista Consultor Jurídico, 23 de maio de 2003, 11h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 31/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.