Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fator de desenvolvimento

Governo do Paraná lança novo portal e Projeto Software Livre

Depois de ficar à disposição para apreciação pública do dia 8 de abril ao dia 20 de maio, o novo portal do governo do Paraná tem um formato final. O lançamento oficial será no dia 27, às 9h45, logo após a abertura do Projeto Software Livre Paraná, em Curitiba.

Centenas de sugestões e avaliações sobre o novo portal foram recebidas pela Celepar (Companhia de Informática do Paraná), e uma delas acabou por inspirar seu nome, Paranavegar, que também será utilizado nos telecentros, que são os locais públicos de acesso à Rede.

Segundo o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, a estratégia de unir a inclusão digital à política de Governo Eletrônico justifica o esforço de buscar soluções de tecnologia de informação para o Estado. "Durante muito tempo a tecnologia serviu mais à burocracia estatal do que ao cidadão, é necessário colocar a disposição do maior número de pessoas possível as facilidades que o mundo digital oferece", avaliou.

Apenas 8% dos paranaenses têm acesso à internet, segundo a Fundação Getúlio Vargas. No último dia 14, foi inaugurado o primeiro telecentro no município de Ventania, com menos de 10 mil habitantes. O Secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, está priorizando as cidades com o menor índice de desenvolvimento humano (IDH). "Pode parecer estranho trazer tecnologia para locais onde falta às vezes o básico, mas temos que entender que o acesso à informação é fator de desenvolvimento, e não um luxo", explica o secretário.

Leia também:

06/05/2003 - Conjuntura favorável

Projeto paranaense estimula uso do software livre

Revista Consultor Jurídico, 20 de maio de 2003, 22h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.