Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova era

Site do TST chega aos 20 milhões de acessos em 13 meses

Nos primeiros treze meses da atual gestão do Tribunal Superior do Trabalho o site da Corte (www.tst.gov.br) já teve, aproximadamente, 20 milhões de acessos. Desde abril do ano passado, quando assumiu o atual comando do TST -- composto também pelo vice-presidente, ministro Vantuil Abdala e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal --, até hoje, registraram-se 19.730.176 acessos às informações do site.

A média diária de acessos saltou em progressão geométrica, sendo multiplicada praticamente por cem em relação aos índices anteriores: em maio de 2003, por exemplo, essa média tem sido de 72.083 ao dia, enquanto no mesmo mês de 2002 -- o primeiro mês da gestão atual --, o número de acessos diários era de apenas 775.

Para o presidente do TST, esse aumento significativo reflete o interesse crescente da sociedade por informações veiculadas pelo TST, nas quais se procura priorizar a divulgação dos julgamentos de recursos envolvendo empregados e empregadores, além da posição dos ministros do Tribunal sobre temas relevantes para a Justiça do Trabalho e de interesse nacional.

No período que compreende a gestão liderada pelo ministro Francisco Fausto, foram divulgadas pelo site do TST 2.031 notícias, abordando os mais diversos temas discutidos pelo Tribunal nas sessões de seus órgãos julgadores, e ainda por seus ministros, abordando questões relevantes da atualidade.

Entre essas questões encontram-se o posicionamento do Tribunal contra o trabalho escravo e denúncias às listas negras elaboradas por empresas contra trabalhadores que recorrem à Justiça do Trabalho. A defesa da Reforma do Judiciário e a discussão sobre a flexibilização das leis do trabalho -- tema que foi debatido no Fórum Internacional sobre Flexibilização no Direito do Trabalho, promovido pelo TST entre 7 e 9 de abril último -- foram outros assuntos destacados nas matérias veiculadas pelo site.

No mês de abril último, quando a gestão atual do TST completou um ano, o site do Tribunal na Internet bateu recordes em visitas. Foram 2.360.120 ao longo daquele mês, superando o recorde anterior , que pertencia ao mês de fevereiro deste ano, quando foram registrados 2.183.248 acessos. Também em termos de média diária de acessos abril foi o que obteve a mais alta, de 78.670, ultrapassando a melhor média anterior, que era de 77.973 acessos obtida em fevereiro.

Com relação ao mês de maio, os primeiros nove dias do mês registraram 648.751 acessos, com média diária de 72.083. Nesse mesmo período, o site do TST veiculou 57 matérias, orientando-se pelo critério definido pelo comando da atual gestão e que se baseia na transparência e democratização do acesso da sociedade aos debates e preocupações da Justiça do Trabalho brasileira.

A decisão política do comando do TST de abrir o tribunal à população, o que representa um fato histórico, foi encomendada ao jornalista Irineu Tamanini. Responsável pelo serviço de informação, comunicação e imprensa, Tamanini trouxe a experiência de quem deu um novo status ao serviço de imprensa no Supremo Tribunal Federal na administração do ministro Sepúlveda Pertence e ao Superior Tribunal de Justiça, na gestão do ministro Paulo Costa Leite.

Revista Consultor Jurídico, 11 de maio de 2003, 0h29

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 19/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.