Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direitos Humanos

Tratorista que não derrubou casa será homenageado pela OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil irá homenagear o operador de máquinas baiano, Amilton dos Santos, que receberá uma placa de reconhecimento ao exemplo de coragem, ética e de respeito aos direitos humanos. A homenagem será, no dia 19, em Vitória (ES), onde o Conselho Federal da Ordem se reunirá excepcionalmente para discutir temas ligados aos direitos humanos e à violência.

No dia 2 de maio, sob pressão de um oficial de Justiça e da Polícia Militar, o tratorista, emocionado, não acionou a retroescavadeira para demolir uma casa no bairro de Palestina, em Salvador, para que a reintegração de posse do terreno fosse feita. Numa das casas moravam sete crianças. Diante da multidão clamando "pare!", Amilton silenciou, chorou, passou mal e acabou preso pela PM por descumprir ordem oficial.

Para o presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, embora se tratasse de uma ação judicial, Amilton foi motivado pelo sentimento de justiça e de respeito aos direitos da pessoa humana. "Não foi um ato de rebeldia às leis, mas uma demonstração prática de cidadania da qual devemos todos nos orgulhar. Diariamente ouvimos falar de práticas de desrespeito aos direitos humanos, mas o que fazemos, no nosso cotidiano, para que o Brasil seja um país mais justo? O sr. Amilton, com esse gesto, nos mostrou como fazer", afirmou Approbato.

O tratorista voltou a se emocionar ao ser comunicado, nesta quinta-feira (8/5), da homenagem que receberá da OAB. Ele viajará para Vitória com sua mulher, Marilene Silva Conceição. A solenidade deverá contar com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. (OAB)

Revista Consultor Jurídico, 8 de maio de 2003, 13h22

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.