Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Movimentos sociais

Viúva do ex-senador Kennedy visita o Brasil e encontra Lula

A viúva do ex-senador americano Robert F. Kennedy, Ethel Kennedy, chega ao Brasil nesta sexta-feira (9/5), para conversar com autoridades sobre temas relacionados aos direitos humanos, projetos sociais, de inclusão à terra e combate a fome. Ethel, que vem com uma comitiva do Memorial Robert Francis Kennedy, irá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A vinda da comitiva estava prevista desde 2002, quando o advogado paranaense Darci Frigo foi homenageado na capital norte-americana. Ele recebeu o prêmio Robert Kennedy de Direitos Humanos 2001, por seu trabalho em defesa das causas dos camponeses no Brasil. O Memorial acompanha, por cinco anos, o trabalho que o homenageado desempenha em seu país, com visitas como essa.

De acordo com a entidade, o objetivo da viagem é compreender quais são os obstáculos que os movimentos sociais enfrentam para garantir a implementação de um projeto de reforma agrária. A intenção também é saber se a causa dos problemas é institucional ou resulta de políticas de instituições financeiras internacionais, e se a origem é estadual, municipal ou federal.

A delegação viajará para Recife (PE), Sapé (PB) e Brasília (DF). A viagem tem como marco o lançamento da campanha nacional pela libertação dos trabalhadores rurais sem terra ligados a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Paraíba que ilegalmente estão presos há mais de 11 meses.

Algumas dessas denúncias de violações de direitos humanos e tentativas de criminalizar o movimento em PE e PB foram encaminhadas para a Comissão Interamericana de Direitos humanos da OEA e para os organismos de proteção de direitos humanos da ONU.

Em Brasília, a comitiva se encontrará com representantes do governo brasileiro e com o presidente Lula. Ethel Kennedy quer conhecer detalhes do programa de reforma agrária do novo governo e do projeto Fome Zero. Ela também pretende apresentar às autoridades documentos sobre as denúncias nos dois Estados do Nordeste. Também serão debatidos assuntos como violência no campo, transgênicos, agricultura familiar agroecológica, dívida externa, desertificação do semi-árido e monocultura. (CPT)

Revista Consultor Jurídico, 8 de maio de 2003, 13h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.