Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Relações sociais

UIA discute papel do advogado nas relações sociais em Portugal

A União Internacional dos Advogados fará em Lisboa, Portugal, durante a última semana de agosto e a primeira semana de setembro, o 47º Congresso anual da entidade. O tema será "Os advogados: mensageiros da paz". O tema, segundo o presidente do 47º Congresso, bastonário Augusto Lopes Cardoso, deve "ser uma reflexão sobre o extraordinário papel que sempre assumiram os advogados como pacificadores das relações sociais".

Concomitantemente ao evento, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados de Portugal promovem, no dia 29 de agosto, um primeiro encontro de advogados portugueses e brasileiros, no qual o ex-presidente nacional da OAB e atual presidente da Comissão de Relações Internacionais, Reginaldo de Castro, falará sobre o papel da OAB na defesa do Estado de Direito, dos cidadãos, da melhoria do sistema de justiça e dos advogados.

O bastonário português, José Miguel Júdice, falará sobre a criação do espaço jurídico europeu e diretiva do estabelecimento de advogados em outros países do continente, além de outras tendências mais recentes relacionadas ao tema. Os promotores do encontro entre advogados brasileiros e portugueses pretendem realizá-lo periodicamente, a partir deste ano.

A cerimônia de abertura do Congresso da UIA será no sábado, 30 de agosto, no Centro Cultural de Belém, seguidos de um jantar no Mosteiro dos Jerônimos. A cerimônia de encerramento está programada para o dia 3 de setembro.

O programa científico inclui três temas principais, cobrindo aspectos de particular interesse dos advogados: Migrações e Direitos Humanos; Governo das Empresas e Advocacia; Globalização da Lei e Profissões Jurídicas. Os trabalhos serão apresentados com tradução simultânea para a língua portuguesa.

O pré-congresso acontecerá na última semana de agosto, incluindo passeios a locais turísticos cuidadosamente selecionados no Norte de Portugal e na Ilha da Madeira.O programa social inclui recepções, refeições, passeios e programas culturais tanto para os congressistas, como para os acompanhantes, com passeio no Parque das Nações/Expo 98 e um jantar de gala no Cassino do Estoril. Passeios post-congresso serão feitos até o final da primeira semana de setembro, no Porto Douro e nas Ilhas dos Açores.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária-geral do Congresso -- Teresa Ferreira Bastos -- pelo telefone 222 074 570; telefax 222 074 572; ou e-mail teresa.bastos@cdp.oa.pt . (OAB)

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2003, 15h44

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/07/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.