Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

e-Jus

TRT gaúcho ganha prêmio de excelência em informática

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, juíza Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, comunicou ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, que o "e-Jus" - sessão eletrônica de julgamento foi o vencedor do VI Prêmio Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, na categoria Gestão Interna e na modalidade Iniciativas de Sucesso. A premiação foi anunciada no IX Conip - Congresso Nacional de Informática Pública, realizado semana passada em São Paulo.

Desenvolvido pela Secretaria de Informática do TRT-RS a partir de estudos realizados por magistrados e servidores, o sistema "e-Jus" é considerado o mais moderno projeto de informática existente num tribunal brasileiro. Além de reduzir custos, o sistema traz agilidade e segurança aos julgamentos, possibilitando aos julgadores a comunicação on-line durante toda a sessão. Entre os vários recursos disponíveis estão o acesso à jurisprudência, internet, correio eletrônico e comunicador interno (para que o juiz se comunique com seu gabinete e com os demais juízes).

A platéia, por meio de um monitor, acompanha a relação dos processos julgados e em andamento. O "e-Jus" ainda dispõe de um sistema de armazenamento do tamanho de uma caneta (pen-drive) com capacidade de aproximadamente 90 disquetes, utilizados pelos juízes, permitindo o transporte de dados para outros equipamentos.

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, em recente correição realizada no TRT-RS, considerou o sistema perfeito e recomendou sua adoção por todos os tribunais, inclusive pelo TST. Vários tribunais já demonstraram interesse em conhecer e implantar o "e-Jus".

O Conip, que conferiu o prêmio ao sistema, é o principal fórum de discussão e apresentação de iniciativas de modernização do serviço público nacional com o uso da informática. O projeto premiado disputou com outros 197 concorrentes. (TST)

Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2003, 13h51

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.