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Contra-ataque

MCT e Microsoft discutem acordo de cooperação para ensino

Um acordo de cooperação para inclusão digital e o uso da internet para o aprofundamento do ensino de ciências para os estudantes de ensino médio foi discutido ontem (17/6) entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Microsoft.

No encontro com o vice-presidente de Estratégias Avançadas da Microsoft, Craig Mundie, o ministro Roberto Amaral deixou claro sua preocupação com a inclusão social por meio das tecnologias da informação. Segundo Amaral o investimento na tecnologia do futuro é essencial "mas esta não é hoje a necessidade das grandes massas brasileiras, queremos integrar este país através da informática e fazer de cada brasileiro um integrante disso, nas áreas da educação e da ciência", explicou.

A Microsoft prometeu apresentar um projeto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o ministro, o problema não está na universidade e sim no ensino médio, é preciso qualificar professores, elaborar "kits laboratórios", centros que preparem professores e estudantes. Mundie aproveitou a oportunidade e apresentou ao ministro um modelo de computador lançado há dois meses no Brasil, um programa que seria adaptado e poderia ser aplicado na área de ensino da informática.

O executivo da empresa americana, que estava acompanhado de assessores e do presidente da Microsoft no Brasil, Emilio Umeoka, manifestou a vontade de realizar parcerias com o governo brasileiro citando o acordo com o Ministério da Educação que deverá levar à internet a escolas. "Com certeza o Brasil pode contar com a colaboração da Microsoft. Estamos construindo uma série de plataformas e aplicativos que atendem as necessidades do Brasil, assim como fizemos com a China", disse Mundie.

O ministro Amaral solicitou um mapa completo sobre as novas tecnologias que podem contribuir como forma de apoio ao programa de desenvolvimento de ciência e tecnologia do país. O vice-presidente Craig Mundie irá elaborar o documento para entregar ao Ministério da Ciência e Tecnologia. (MCT)

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