Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Segunda iniciativa

Vara especializada em lavagem de dinheiro é instalada em Curitiba

Foi instalada nesta quinta-feira (12/5), em Curitiba (PR), a segunda vara federal do país especializada em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e em lavagem de dinheiro.

Estavam presentes na cerimônia o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, o ministro do STJ Gilson Dipp, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, juiz Nylson Paim de Abreu, e o diretor do Foro da Justiça Federal no Paraná, juiz federal Fernando Quadros da Silva.

Segundo Naves, a criação das varas especializadas é muito importante porque a lavagem de dinheiro está ligada a outros crimes, como o narcotráfico, o terrorismo, o seqüestro e o tráfico de armas. Para combatê-la, já estão sendo estudados convênios com o sistema judiciário de outros países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.

Para Dipp, o Brasil está começando agora a desenvolver uma cultura de investigação de crimes contra o SFN e a especialização dessas varas dará celeridade aos processos. "Queremos juízes, Ministério Público e polícia especializados. Queremos oferecer às varas o corpo técnico", afirmou. (TRF-4)

Revista Consultor Jurídico, 12 de junho de 2003, 20h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 20/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.