Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Primeira do país

Naves inaugura primeira vara especializada em lavagem de dinheiro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, inaugura nesta segunda-feira (9/6) a primeira Vara Federal especializada no combate ao crime de lavagem de dinheiro.

O trabalho será desenvolvido dentro da Primeira Vara Federal Criminal de Porto Alegre (RS), que é comandada pelo juiz federal José Paulo Baltazar Júnior.

O movimento financeiro do crime organizado chega a US$ 10 bilhões, de acordo com dados internacionais divulgados pelo Conselho da Justiça Federal.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Nylson Paim de Abreu, observou que a iniciativa deverá coibir a prática criminosa. Ele recordou que a Justiça Federal do Sul tem sido pioneira em iniciativas importantes. "Um exemplo recente é a instalação dos juizados especiais federais (JEFs)", observou.Para Paim de Abreu, a existência da Justiça só se justifica se a sociedade tiver acesso a ela.

"A nossa idéia é de que a Justiça sirva ao povo. Para isso, ela tem de ser atuante. É o que estamos fazendo também com a especialização dessas varas", apontou.

Na Região Sul, também serão inauguradas varas especializadas -- em Curitiba na quinta-feira (12/6) e em Florianópolis, no dia 16 de junho. (STJ e TRF-4)

Leia também:

6/6/03 - 'Medida salutar'

Porto Alegre recebe vara especializada em lavagem

Revista Consultor Jurídico, 9 de junho de 2003, 16h04

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/06/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.