Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Lixo eletrônico

Provedor Mandic lança ferramenta antispam inteligente

O spam deixou de ser um termo técnico e passou a freqüentar a vida diária dos usuários de PCs. Agora, quem elegeu o serviço de e-mail da Mandic, uma das principais prestadoras de serviços de Internet do país, pode optar pela nova ferramenta contra spam denominada "Members Only", que é diferente do que existe atualmente no mercado. Desenvolvida a partir de uma adaptação de um software livre, o sistema bloqueia mensagens vindas de endereços não autorizados possibilitando que o usuário fique livre daquela enxurrada de spams que entram diariamente na sua caixa postal.

De acordo com a Mandic, a maior parte destas mensagens vem de spammers profissionais. Eles criam um remetente aleatoriamente e disparam seus spams. Com a ativação do sistema de Antispam Members Only, o remetente que estiver enviando uma mensagem para algum o usuário do mandic:mail precisará confirmar seu endereço através de um pedido enviado pelo sistema antispam. Quando a mensagem for confirmada, todas as subseqüentes serão liberadas. "Esse processo permite a eliminação de 99,2% dos spams antes deles chegarem na caixa de entrada do internauta, já que maioria dos spams não têm métodos de confirmação", ressalta Aleksandar Mandic, presidente da Mandic.

Além da confirmação do endereço de e-mail do remetente, o novo sistema antispam da Mandic oferece uma série de opções para evitar as chamadas mensagens indesejadas. Depois de ativar o sistema em sua conta, o usuário do mandic:mail terá acesso à chamada lista branca, para incluir todos os endereços de e-mail de pessoas das quais ele deseja receber mensagens. Há também a lista negra e lista ignore, que são utilizadas para o usuário cadastrar endereços de e-mail desautorizados a lhe enviar mensagens. Outra opção é a frase secreta. Uma espécie de senha, que o usuário envia junto com a sua mensagem para autorizar antecipadamente o endereço da pessoa de quem ele aguarda uma resposta.

Para ativar o Antispam Members Only, basta acessar o mandic:webmail, clicar em "opções" e em seguida "antispam". O novo sistema antispam é de uso opcional. Se preferir, o usuário pode continuar utilizando o Antispam Inteligente, uma tecnologia desenvolvida pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) e adaptada para o serviço de e-mail da Mandic para eliminar mensagens indesejadas através de parâmetros impostos pelo próprio usuário. Ou seja, ele determina o que é spam e, a partir daí, o sistema nota as características da mensagem e passa a enviar todas as outras mensagens com o mesmo padrão para a pasta Lixo Eletrônico.

Além do Antispam Inteligente e o novo Members Only, o serviço de e-mail da Mandic conta com mais duas ferramentas antispam. Uma delas funciona diretamente no servidor e barra mensagens vindas de outros servidores conhecidos como fontes de spam. Para completar o processo de eliminação a empresa também permite que o usuário crie regras próprias no mandic:webmail para barrar a entrada de mensagens indesejadas.

"Nos sistemas antispam disponíveis no mercado, é o usuário que deve se adequar ao sistema. Na Mandic, o usuário tem a liberdade de escolher qual tecnologia de antispam melhor se adapta às suas necessidades", finaliza Mandic. (Planin)

Revista Consultor Jurídico, 28 de julho de 2003, 21h34

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.