Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pérolas Processuais

'após atingir maioridade, passou a ser de maior.'

"Em diligência para citação, fui informado pelo irmão do requerido, que o mesmo entrou em óbito no dia 15." (De uma certidão de oficial de Justiça).

"Edital é uma forma de fazer uma pessoa saber o que ela não sabe, só que muitas vezes, porque não lê o jornal, ela não vai mesmo ficar sabendo". (Resposta em uma prova de Processo Civil, em Faculdade de Direito da Grande Porto Alegre).

Pequena relação de prenomes raros (verdadeiros!) de pessoas que são partes em processos judiciais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco: Audifax, Chikakó, Devercilírio, Farmácio, Fordência, Gravitolina, Izione, Matozóide, Obedemigo, Ocricócrides, Omenzinha, Pelumendia, Presolpina, Rocambole, Sudene.

"A inflação transforma a moeda em um 'mico': quanto antes passada adiante, melhor." (De um recurso especial interposto pelo INSS).

"É feita esta averbação para declarar que, quando adquiriu o imóvel a que se refere esta matrícula, o adquirente era menor impúbere e após atingir sua maioridade, passou a ser de maior". (Averbação em uma matrícula de cartório de imóveis, em Mato Grosso do Sul).

"Direitos reais são os direitos que se têm na realidade". "Direitos reais são os direitos que a pessoa tem sobre eles". "Direitos reais são os que se encontram especificados na Constituição." (De três universitários, em prova de Direito Civil, em Passo Fundo).

* Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital -- www.espacovital.com.br

Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2003, 20h43

Comentários de leitores

3 comentários

É triste, mas é verdade. Com o aumento desenfre...

Jonathas ()

É triste, mas é verdade. Com o aumento desenfreado de faculdades de Direito, onde no vestibular qualquer analfabeto passa (como demonstrado há algum tempo no Fantástico) esta realidade só tende a aumentar, como numa P.A. para não dizer em P.G.

Certos erros grotescos, podem ater ser "aceitos...

Brendinha (Estagiário)

Certos erros grotescos, podem ater ser "aceitos", se vindos de pessoas sem o mínimo de escolarização...agora estes acima previstos...com certeza não foram ditos por nenhum analfabeto ou qualquer outra pessoa sem instrução. É extremamente vergonhoso!

Ninguém é perfeito, mas isso já é exagero! www...

Rodrigo Laranjo ()

Ninguém é perfeito, mas isso já é exagero! www.wibs.com.br

Comentários encerrados em 02/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.