Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Briga em família

Sogra é condenada a pagar multa por xingar nora na Itália

Notícia transcrita do portal Terra -- Popular

Uma aposentada de 72 anos foi condenada por um Tribunal da província de Como, perto de Milão, na Itália, a pagar cinco euros (US$ 5,67) por ter agredido verbalmente sua nora em 1998. A sogra, após xingá-la, disse também a sua nora que "tivesse vergonha", já que "todo o povo falava mal dela".

A nora não pensou duas vezes e foi à delegacia, onde denunciou a sogra, e depois apresentou uma queixa nos tribunais de Como.

As brigas entre as duas eram muito freqüentes e não tinham melhorado nos últimos cinco anos. Várias vezes os familiares tentaram intervir para melhorar as relações e até se tentou uma conciliação.

O juiz honorário Giuseppe Parrino optou por condenar a sogra simbolicamente para ressarcir os danos morais causados a nora. A promotora Vanessa Ragazzi tinha pedido, porém, uma condenação mais dura, de 280 euros para a pensionista

A mulher de 77 anos, além de pagar os 5 euros, deverá também bancar as despesas do julgamento, fixadas em dois mil euros.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2003, 13h06

Comentários de leitores

4 comentários

A questão é pedagógica.A indenização é educativ...

Professor Arthur Rios ()

A questão é pedagógica.A indenização é educativa. A responsabilidade civil é o carro chefe do Direito Social.É a bandeira maior da função social da advocacia. O desenvolvimento da idéia de indenizar sempre quando há o dano injusto,ainda que moral, será o resgate da credibilidade do Poder Judiciário e do advogado.Isto fará a melhoria do mundo. Professor Arthur Rios -arios@ih.com.br - Goiânia-GO. Professor de Responsabilidade Civil da Escola Superior de Advocacia da OAB/Goiás.

Tendo em vista que o mesmo também vale para gen...

Benoni Menelau Lins Neto (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Tendo em vista que o mesmo também vale para genros e sogras, acredito que agora choverão processos de indenização por danos morais na Itália.

gostei dos 35 anos. Com a nossa justiça mesmo s...

carntjr (Consultor)

gostei dos 35 anos. Com a nossa justiça mesmo sem Greve deve ser com toda celeridade que a justiça esta tendo como alardeam os presidentes dos tj desse aparente nosso Brasil. Pode colocar + 35 anos.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.