Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Conversa fiada

Inadimplência não é desculpa para governo manter juros altos

Freqüentemente nosso ministro Antonio Palocci vem declarando que os juros praticados pelo mercado financeiro são altos em razão de a inadimplência ser elevada. Chegou a falar que os que pagam cobrem os que não pagam.

O nobre ministro deve ter certeza que a grande maioria das pessoas não tem conhecimento suficiente para contestar suas declarações, caso contrário não utilizaria essa desculpa esfarrapada.

Ora, quer dizer então o seguinte: já que a inadimplência é alta, libera-se tudo pra que bancos e financeiras possam cobrar quanto bem entendem da população? É isso ministro?

A média de atraso sobre os empréstimos concedidos pelo sistema financeiro gira em torno de apenas 3% a 4% no máximo. Outra: em menos de 180 dias, recupera-se mais da metade desse índice, acrescentando-se ainda juros sobre juros. Ou seja, a inadimplência final é mínima.

A verdade -- que o ministro não pode falar -- é que antes da eleições, eles se comprometeram com os banqueiros a não mexer na política econômica. Com isso garantiram a vitória nas eleições com certa tranqüilidade, como todos pudemos acompanhar.

Mesmo assim, ainda acredito que nosso presidente dê fim a essa conversa fiada do ministro Palocci e passe a tratar o sistema financeiro como deve ser tratado. Ou seja, com estímulo a produção, injeção de dinheiro em negócios que gerem empregos e fazendo a economia crescer com mais justiça. Assim, ganha mais quem tem mais competência nas atividades produtivas e não-especulativas.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2003, 20h53

Comentários de leitores

2 comentários

o barsil necessita de renda.as empresas e as pe...

Roberto Rocha Moreira ()

o barsil necessita de renda.as empresas e as pessoas não tem dinheiro. não produzem nada.a reforma tributária esta errada.deve ser tributado o consumo. na ponta. aumenta a base. todos pagam um pouuinho. mas todos pagam. os tribunais estão cheios de processos tributários. porque? .sabe quando e quanto pode gerar de recursos, menos de 2,00% do valor executado. ninguém pode pagar nada. as empresas e as pessoas estão quebaradas, não salário. não ha renda. não ha esperança.

porque os juros na espanha são 3,00% ao anos e ...

Roberto Rocha Moreira ()

porque os juros na espanha são 3,00% ao anos e o mesmo banco espahol no brasil cobra 6,00% ao mês. se a inadimplência é grande, é porque os bancos emprestam mal. os gerentes são mal preparados.o dinheiro está na especulação e não na produção. não há interesse em emprestar bem. não tem necessidade. só o governo garante os lucros dos bancos,com umataxa selic de 24,50%, quase dez vezes a espanha e 24 vezes os estados unidos.deve ser repensado. ninguém quer fazer nada.todos sabem o que fazer, como corrigir.basta querer.

Comentários encerrados em 01/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.