Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Inteligência Jurídica

Inteligência Jurídica: pesquisando a Sociedade da Informação.

Por 

2003 será um ano rico em termos de atividades acadêmicas e técnico-científicas nas áreas de direito digital, governo eletrônico e sociedade da informação. Seguindo esta linha de raciocínio, o IJURIS - Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas, e a ÚNICA - Centro de Educação Superior de Santa Catarina, elaboraram um projeto conjunto para pós-graduação na área de Sociedade da Informação.

O projeto conjunto é o MBA em Sociedade da Informação, orientado para o estudo e pesquisa dos negócios na era digital. O curso oferece uma visão dos principais aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, administrativos e legais relacionados à Sociedade da Informação, de modo a proporcionar aos participantes a compreensão deste novo paradigma global.

Além de permitir a atualização acadêmica, indispensável ao desenvolvimento profissional, o curso também capacita os participantes a atuarem nesta sociedade do Século XXI, onde informação é mercadoria valiosa e possibilita uma postura profissional proativa.

Este MBA é multidisciplinar, dirigido a portadores de diplomas de nível superior em qualquer área do conhecimento, com atuação na estrutura produtiva e organizacional, no sistema educacional e de pesquisa, nas esferas comerciais, assim como nas instâncias reguladoras, normativas e governamentais, especialmente àqueles inseridos no processo de mudanças decorrentes da incorporação de novas tecnologias em suas instituições. Assim, a clientela é bastante ampla, contemplando todos os profissionais e pesquisadores de nível superior que detenham interesse na compreensão tecnológica desta nova Sociedade do Século XXI.

O curso será realizado na modalidade presencial, para a primeira turma, em 2003, e aceitará alunos de qualquer parte do Brasil, mas estão sendo estudadas alternativas para que ele venha a ser oferecido na modalidade a distância, a partir da segunda turma.

Uma das grandes novidades do curso será a realizacão de competições entre os alunos, em aplicações simuladas nas bolsas de valores, como forma de avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Outra grande novidade é a criação do LAND - Laboratório de Negócios Digitais, que consiste em uma iniciativa pioneira no intuito de possibilitar um ambiente cognitivo com capacidade de geração de negócios nas áreas de Administração Financeira, Gestão de Conhecimento, Sistemas de Informações Computacionais, Produção de Infomações Estratégicas, Pesquisa de Mercado e Gerência de Equipes, todas imbuídas de uma abordagem digital, com o uso concreto e de resultados do estado da arte da Tecnologia de Informação e Comunicação mundial. O objetivo do LAND é ser um diferencial competitivo na formação dos profissionais da Era do Conhecimento.

O LAND será coordenado pela Profa. Tania Crisitina Bueno, pesquisadora do IJURIS, e detentora do titulo de mestrado em Inteligência Aplicada. Os objetivos do laboratório são os seguintes:

- Prover infra-estrutura tecnológica às atividades conjuntas entre o ao Centro de Educação Superior - UNICA e o Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas - IJURIS;

- Elaboração de projetos de Ciência & Tecnologia para o FNDCT;

- Propor iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento & Implementação visando atuação direta e representativa no mercado;

Espera-se do curso os seguintes resultados:

- Formação e reciclagem de profissionais empreendedores e com visão atualizada na área de TIC;

- Estímulo à atualização curricular e à introdução de novas metodologias e práticas no ambiente de trabalho do aluno;

- Mudança cultural na relação universidade-empresa, privilegiando a inovação e o comprometimento mútuo;

- Esforço de reflexão, teorização e prática, no aluno, acerca de assuntos tecnológicos avançados.

Com o objetivo de dinamizar o aprendizado, as disciplinas serão enriquecidas com leitura e discussão em forma de seminários de livros representativos de alguns dos novos aspectos da sociedade tecnológica:

- Seminário sobre o livro Vida digital e o filme O passageiro do futuro;

- Seminário sobre os livros Neuromancer e 1984 e o filme Matrix;

- Seminário sobre o livro Especulador Eletrônico e simulação da aplicação na bolsa de valores on line;

- Seminário sobre o livro Realidade Virtual e Exploração do espaço cibernético e o filme Projeto Brainstorm;

- Seminário sobre o livro Inteligência Artificial e o filme 2001 - Uma odisséia no espaço;

- Seminário sobre o livro As tecnologias da Inteligência e utilização de sites de editoras de e-book;

- Seminário sobre o livro Hackers Expostos e o filme Caçada Virtual;

- Seminário sobre o livro Clientes.com;

- Seminário sobre o livro Marketing de Permissão;

- Seminário sobre o livro A Sociedade da Mente e o filme 13º andar.

Algumas das disciplinas do curso serão as seguintes:

Construção e desenvolvimento da Sociedade da Informação

Noções básicas e conceito de Sociedade da Informação. O papel do Estado na Sociedade da Informação. Inclusão digital e cidadania. Desafios e perspectivas do novo paradigma Sociedade da Informação.

Tecnologias em Sociedade da Informação

Estudo das novas tecnologias relacionadas à Sociedade da Informação: UNL, Internet, WEB, tv, vídeo, videoconferência, teleconferência, redes de computadores, sistemas de comunicação de dados, protocolos de comunicação de dados. Avaliação de impacto. Inserção de novas tecnologias. Estado da arte da pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias de comunicação e produtos derivados.

Informação e Organização Social

A influência da Tecnologia da Informação na sociedade. Impactos Sociais das TIC. Informação e Poder. Comércio Eletrônico. A ética no uso da Informação. Tecnologia da Informação e Cultura.

Negócios na sociedade da informação

Aplicações eletrônicas. Mercados de títulos na era digital, a revolução das bolsas de valores. Bolsas internacionais. Wall Street e Nasdaq. Pregões interligados. Empresas e clientes da era ponto.com. Markiting digital.

Gestão da Tecnologia da Informação

Empreendedorismo voltado ao setor de TIC. Modelos de Gestão. Gestão Integrada. Gestão Coletiva e Individual. Planejamento de Negócios. Obstáculos e Implantação das TIC.

Aspectos Legais da Sociedade da Informação

Princípios jurídicos da Sociedade da Informação. Direito da informática. Direito do autor. Propriedade industrial. Privacidade. Crimes de informática. Inteligência Artificial e Direito. Legislação brasileira aplicável ao governo eletrônico. Requisitos legais na validação de documentos e transações digitais. Procedimentos de autenticação, assinatura digital, datação, certificação, criptografia.

Estratégias e Políticas na Sociedade da Informação

Introdução. Mercado, trabalho e oportunidades. Internet e cidadania. Políticas de informática e educação. Políticas de informática e aspectos culturais. Governo eletrônico. Estratégias de informática e desenvolvimento científico e tecnológico. Infra-estrutura e novos serviços. Desafios para o futuro. Análise de casos.

Inteligência artificial para Sociedade da Informação

Noções gerais de Inteligência Artificial. Modelos de IA: raciocínio baseado em casos, rede semântica, redes conexionistas, aplicações em linguagem natural, sistemas especialistas, etc. Sistemas inteligentes. Aplicações de IA .

Metodologia Científica Digital

Métodos científicos. Etapas da pesquisa. Revisão de literatura. Informações para realização de pesquisa. Leitura, fichamento, resumo, citações e referências. Projeto de pesquisa. Elaboração e apresentação do relatório de pesquisa. Apresentação gráfica do relatório de pesquisa.

(Colaborou Marcelo S. Ribeiro)

 post doc em governo eletrônico professor da UFSC. É também ex-secretario de Geração de Oportunidades de Florianópolis. Especialista em Informática Jurídica, doutor em Inteligência Aplicada e pós-doutor em Governo Eletrônico. Ex-Promotor de Justiça e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

Revista Consultor Jurídico, 27 de janeiro de 2003, 19h03

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 04/02/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.