Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Justiça democrática

Porto Alegre sediará 2º Fórum Mundial de Juízes em janeiro

Porto Alegre sediará, de 20 a 22 de janeiro, o 2º Fórum Mundial de Juízes. O evento reunirá magistrados de todos os continentes para discutir a democratização e o acesso da sociedade ao Judiciário.

Uma das palestras mais esperadas é a da juíza francesa da Corte Européia dos Direitos Humanos, Mireille Delmas-Marty. Ela abordará o tema Tribunais Internacionais e Mundialização. Mireille é membro do Collége de France, órgão de assessoria junto a governos.

No segundo dia do Fórum, o argentino Gerônimo Sansó analisará a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e debaterá o choque das legislações dos países pertencentes ao bloco econômico. Ele também falará sobre a influência da hegemonia americana na criação de tribunais especiais.

Iniciado na Espanha há 10 anos, o fórum culminou na organização das Associações de Juízes para a Democracia no Brasil, entidade idealizadora do encontro. Conforme os organizadores, o evento pretende ser um mecanismo permanente de discussão e aperfeiçoamento das instituições judiciais. O fórum também tem como objetivo ser um instrumento de denúncia das práticas antidemocráticas e de atentados contra a autonomia de juízes em todo o mundo.

Revista Consultor Jurídico, 9 de janeiro de 2003, 11h07

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/01/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.