Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ensino à distância

Ensino jurídico via satélite e em tempo real para todo país

Por 

No Brasil, apesar da sua dimensão continental e da enorme quantidade de bacharéis em Direito (62 mil formados só em 2001; 620 cursos autorizados), nunca tivemos um canal de televisão centrado unicamente no ensino jurídico. Aliás, em toda a América Latina, que produz quase 80 mil bacharéis por ano, essa experiência é ainda bastante incipiente (quase não inexiste). Mas tudo tende a mudar rapidamente!

A dificuldade de acesso (físico, econômico etc.) sempre foi a barreira (em regra intransponível) para quem quer se atualizar mas vive ou trabalha em locais distantes dos grandes centros científicos e culturais. Essa discriminatória desigualdade de oportunidades, entretanto, está chegando ao fim!

Ensino jurídico via satélite

Eis a novidade ansiosamente aguardada: via satélite e com a garantia da Embratel, o primeiro canal de TV Digital Plus dirigido por mim e dedicado exclusivamente ao ensino jurídico, através da parceria Prima-Ielf-Embratel, fará com que todos os cursos para se atualizar e ter sucesso profissional cheguem em sua cidade (da avenida Paulista, em São Paulo, ao vivo e em tempo real).

Como não se trata de um canal aberto de TV, seu sinal estará disponível em todo país sempre em um local determinado (em uma sala de aula devidamente preparada, com antena e decodificador da Embratel).

Para revolucionar cientificamente o ensino e a aprendizagem do Direito, a parceria Prima-Ielf desenvolveu, ao longo do ano de 2002, um verdadeiro Centro de Excelência no Ensino Jurídico. Um centro dotado de profissionais e professores de altíssima capacitação técnica e instalado na Capital de São Paulo.

Cursos ao vivo e em tempo real

Para revolucionar tecnologicamente esse ensino, todos os cursos serão ministrados ao vivo a partir de São Paulo e transmitidos para todo país, em tempo real. A parceria Prima-Ielf também nasceu, como se vê, para democratizar o acesso (de qualquer ponto do país) a um ensino jurídico de alto nível científico por preço bastante acessível.

Igualdade de oportunidades para todos, que devem concorrer ou desempenhar suas carreiras jurídicas com as mesmas informações atualizadas e privilegiadas. Isso é o que proporcionaremos em todos os nossos cursos, seja ao vivo, seja via satélite.

No ensino jurídico via satélite e em tempo real os cursos serão sempre ao vivo para possibilitar a interatividade (via fax ou e-mail). Nenhuma pergunta sem resposta, esse é o nosso desafio! Todos os cursos regulares, de outro lado, serão apostilados e ministrados consoante metodologia apropriada, que conduz à otimização da necessária motivação para o ensino e para a aprendizagem.

Nossos cursos distinguem-se pela incomparável carga horária e pelo alto nível do que é ensinado. Além disso, o curso tem uma metodologia que se caracteriza pela adoção das mais avançadas técnicas do learning doing (aprender fazendo) e também de motivação (dirigidas a quem ensina e a quem aprende).

De imediato, já temos dois cursos preparatórios programados (um para carreiras jurídicas e outro para o exame da OAB). Além disso, cursos monográficos serão oferecidos todos os sábados.

Nosso lema, nos cursos preparatórios para carreiras jurídicas, é "5 anos em 1". Em um ano faremos uma revisão completa, concentrada e atualizada de tudo quanto é ministrado nas faculdades e de toda alteração legislativa. Junto com as faculdades queremos difundir em todo país esse ano extra (de revisão em alto nível de tudo que foi ministrado e atualização voltada para as inovações legislativas), que se tornou imprescindível (em razão da extensão da carga horária).

Aliás, hoje ele constitui a única garantia de sucesso para os bacharéis bem como para as próprias instituições de ensino.

Já consolidamos parcerias em 14 Estados e em 29 cidades. Várias universidades já são nossos parceiros em todo país, assim como faculdades de Direito, Escolas Superiores de Ensino (como a do Ministério Público de Rondônia), Instituições Jurídicas, associações de classe, proprietários de cursos jurídicos e outros.

Os cursos da Prima-Ielf são também de atualização profissional e de extensão universitária. Quem não se atualiza fecha as portas para o sucesso profissional. Por isso, já estamos estabelecendo convênio com universidades estrangeiras (Universidade de Salamanca) para também promover, no Brasil e na América Latina, cursos de pós-graduação.

O sistema de ensino jurídico via satélite terá início dia 29/1, com um curso monográfico sobre o novo Código Civil. Os cursos regulares, preparatórios para concursos e para exame da OAB começam no dia 3/2.

Leia mais sobre curso oferecido pela Prima-Ielf

Luiz Flávio Gomes é mestre em direito penal pela Faculdade de Direito da USP, professor doutor em direito penal pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e diretor-presidente da Rede de Ensino LFG.

Revista Consultor Jurídico, 7 de janeiro de 2003, 20h29

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 15/01/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.