Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Opinião online

Professora lança site sobre mudanças promovidas pelo novo Código

A professora universitária no Rio de Janeiro e mestre em Direito e Filosofia, Gisele Leite, lançou um site para divulgar seus artigos de atualização frente às mudanças promovidas pelo novo Código Civil.

No Cursos Jurídicos Online, pode-se encontrar, por exemplo, as opiniões da professora sobre a relação do novo Código com a Constituição de 1988:

"O novo Código Civil já nasceu velho e traz passos inusitados, como a menção do adultério. Era melhor criar um código específico de obrigações e contrato, um código de direito de família e assim por diante. (...) Todas inovações tão propaladas pela mídia já estavam contidas com texto constitucional de 1988. Na verdade só faltava uma adequação e nem era realmente necessário um novo Código Civil."

Mesmo com o projeto ainda na fase inicial, a professora também já abordou o tema "poder familiar" (ex-pátrio poder). Segundo ela, "com o evoluir dos costumes, o rigor da jurisdição paterna foi pouco a pouco arrefecendo. E a partir do século II, se vislumbrou substituir a atrocidade por piedade."

Gisele também indica aos leitores dois cursos à distância com monitoramento online: "Curso de atualização em Direito Civil Brasileiro" e "Curso de Filosofia Política com ênfase nos aspectos jurídicos".

Revista Consultor Jurídico, 24 de fevereiro de 2003, 15h29

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 04/03/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.