Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novidade no MJ

Thomaz Bastos criará de Secretaria de Modernização do Judiciário

O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos confirmou nesta terça-feira (10/2) que a nova Secretaria de Modernização da Administração da Justiça será instalada até o final de fevereiro. A pasta será composta por um secretário, dois assessores e quatro apoios. O anúncio foi feito durante a primeira reunião do ano no plenário do Conselho Federal da OAB.

"Já estamos trabalhando com a reforma do Judiciário. Na última sexta-feira, tive uma reunião importantíssima no Rio com representantes do Poder Judiciário e da Fundação Getúlio Vargas. Olhamos várias alternativas para a reforma, como o Balcão da Justiça, Centros Integrados de Cidadania e outras experiências da Organização Não-Governamental Viva Rio. Estamos conversando sobre isso em São Paulo também", declarou o ministro.

Muitos elementos da reforma, segundo Thomaz Bastos, estão surgindo das necessidades da vida moderna. "A informática, o treinamento, a gestão e o controle de resultados são maneiras modernas de enfrentar a questão", afirmou. Para ele, a modernização do Poder Judiciário e da administração da Justiça exigirá consenso entre governo, advogados e população.

Segundo o secretário executivo do MJ, Luiz Paulo Barreto, a modernização proposta pelo ministro, facilitará o acesso da população à Justiça e melhorará os prazos judiciais. "Hoje, a Justiça lenta desestimula as pessoas a exigirem seus próprios direitos", afirmou. (MJ)

Revista Consultor Jurídico, 10 de fevereiro de 2003, 19h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/02/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.