Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Árvores poupadas

TRF de 4ª Região faz sessão sem papel, só com arquivos digitais.

Em sua primeira sessão na nova corte, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS) inovou. Relatórios da juíza Marga Inge Barth Tessler foram distribuídos em arquivo digital e lidos diretamente da tela de um notebook, durante sessão desta quarta-feira (4/2), evitando gasto de papel.

Os textos da relatora também puderam ser acompanhados em monitores pelos demais participantes da sessão. Os resumos dessas 60 ações de que a juíza é relatora totalizavam 151 páginas.

Antes do novo sistema, teriam que ser impressas quatro cópias do processo (para a juíza, para os outros dois magistrados que integram a turma e para o membro do Ministério Público Federal), o que gastaria 604 folhas de papel.

Ultimamente, já se tinha conseguido diminuir em 75% o uso de papel, imprimindo em frente e verso e em tamanho reduzido, cabendo duas páginas em cada face. Agora, esse custo poderá ser abolido. Além da economia de dinheiro investido em folhas, tinta de impressora e toner de copiadoras, a medida também traz benefícios ambientais, ajudando a poupar árvores cuja celulose é utilizada na produção de papel.

Os resumos são enviados por e-mail, previamente, aos demais membros da turma e ao representante do MPF. A iniciativa integra o projeto Pauta Virtual, desenvolvido pelo Gabinete da juíza Marga Tessler. A ação foi uma das vencedoras do Prêmio Destaque Institucional 2002 do TRF, recebendo também a Distinção Melhor Potencial de Difusão. (TRF 4)

Revista Consultor Jurídico, 5 de fevereiro de 2003, 19h21

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/02/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.