Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Plano de ações

Novo Comitê Gestor da Internet no Brasil realiza primeira reunião

O novo Comitê Gestor da Internet, que teve seus membros definidos no último dia 3 de abril por uma portaria interministerial, realizou sua primeira reunião na manhã do dia 25 de abril, em São Paulo. O grupo é coordenado por Arthur Pereira Nunes, do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de outros representantes do governo, da comunidade acadêmica, da iniciativa privada e do terceiro setor.

A reunião teve como principal objetivo definir um plano de ações para que, em um prazo de 30 dias, seja apresentado ao Governo e aos ministérios que estabeleceram o comitê um modelo de governança da Internet no Brasil. Essa primeira designação do comitê, com a composição estabelecida pela portaria do início de abril, terá seu mandato expirado na ocasião, em 25 de maio.

Na ocasião, foram apresentados os novos integrantes do comitê e definido um cronograma de trabalho. No dia 9 de maio, os conselheiros aprofundarão a discussão para chegar, de hoje a um mês, a um modelo que defina quais segmentos estarão representados, e de que forma, na administração da Internet brasileira. Somente com a nova composição do CGI é que efetivamente começarão a ser discutidos temas relacionados à gerência da Rede no País.

O Comitê Gestor é o órgão responsável por coordenar e integrar todas as iniciativas básicas de Internet no País, assegurar qualidade e eficiência dos serviços oferecidos, entre eles o registro de domínios e a distribuição dos endereços IP no Brasil. Na região da América Latina, somente dois países têm autonomia nessa função, nós e o México. A atuação do comitê já foi além das fronteiras brasileiras e encabeçou a criação da LACNIC, órgão da comunidade latino-americana para a distribuição de IPs nos países da região mais o Caribe.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia.

Leia também:

04/04/2003 - Nova composição

Novo CG deve apresentar modelo de governança da Net

Revista Consultor Jurídico, 30 de abril de 2003, 12h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.