Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tecnologia e liberdade

Porto Alegre sedia o IV Fórum Internacional do Software Livre

Consolidado como o maior evento do gênero no país, a IV edição do Fórum Internacional Software Livre será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho, na PUC/RS em Porto Alegre. O Fórum tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a produção e uso de sistemas livres, mostrar experiências realizadas em várias áreas de interesse público, como educação e saúde e fortalecer o desenvolvimento da indústria de informática nacional.

A organização, liderada pelo Projeto Software Livre RS - integrado por instituições públicas e privadas -, prevê a presença de mais de 200 palestrantes. Haverá sessões internacionais, apresentando convidados estrangeiros, sessões livres, de debates não técnicos, sessões de casos, tutoriais, de caráter estritamente técnico, oficinas práticas, o Workshop Software Livre organizado pela SBC-RS (Sociedade Brasileira da Computação), a 2ª Mostra de Soluções Livres e o Seminário Internacional Governos e Software Livre.

A III edição do evento, no ano passado, reuniu três mil participantes recebeu representantes de 11 países. Foi uma grande festa da tecnologia e da liberdade. Entre as principais estrelas estavam Jon 'Maddog' Hall, Larry Wall, Robert Chassel, Peter Salus e Ralf Nolden, além de especialistas brasileiros.

Poder público apóia a iniciativa

O presidente do Senado, José Sarney, manifestou desejo de estar na abertura do evento e garantiu a presença do Senado. O prefeito de Porto Alegre, João Verle, manifestou apoio ao Fórum, e o presidente da Assembléia do RS, deputado Vilson Covatti, garantiu o apoio institucional do Legislativo.

O Rio Grande do Sul já dispõe de leis que priorizam a utilização do software livre na administração pública estadual e municipal. Agora, o movimento do software livre nutre a expectativa de que legislação semelhante seja adotada pelo governo federal.

Mais informações sobre o IV Fórum Internacional do Software Livre podem ser obtidas na página do evento.

Revista Consultor Jurídico, 27 de abril de 2003, 8h08

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.