Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novo comando

Vladimir Freitas é eleito presidente do TRF da 4ª Região

O juiz Vladimir Freitas, especialista em direito ambiental, é o novo presidente do Tribunal Regional Federal da Quarta Região no biênio 2003/2005. Ele e os demais dirigentes da Casa foram eleitos, nesta quinta-feira (24/4). A posse está marcada para 23 de junho.

Para os cargos de vice-presidente e corregedor-geral foram eleitos, respectivamente, Marga Inge Barth Tessler e Vilson Darós. O vice-corregedor-geral será o juiz João Surreaux Chagas e os membros do Conselho de Administração serão: Élcio Pinheiro de Castro e José Luiz Borges Germano da Silva, como titulares, Amaury Chaves de Athayde, como primeiro suplente, e Valdemar Capeletti, na segunda suplência.

Antes de Freitas ser empossado, outro juiz assumirá a Presidência. O atual vice, Nylson Paim de Abreu, substituirá o presidente Teori Zavascki, que ocupará vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça, dia 8 de maio.

Zavascki parabenizou os eleitos e, com voz embargada, declarou-se emocionado, já que aquela era a última sessão do Pleno que ele presidia antes de deixar o TRF para tomar posse no STJ. "Eu não poderia terminar de maneira melhor minha gestão", disse, congratulando-se com Freitas e todos os colegas.

Trajetória profissional

O presidente eleito do TRF 4ª Região tem sua trajetória profissional estreitamente vinculada à proteção da natureza e é reconhecido como um dos maiores especialistas em direito ambiental no Brasil.

O juiz, de 57 anos, nasceu em São Paulo, em 1945. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos em 1968, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1991, e doutor em Direito do Estado pela UFPR em 1999.

Além de atuar como desembargador federal do TRF, Freitas é professor de Direito Ambiental no curso de Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do PR e diretor adjunto da Escola Nacional de Magistratura. Ele também é representante, na América Latina e no Caribe, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). (TRF-4)

Revista Consultor Jurídico, 24 de abril de 2003, 20h42

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/05/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.