Notícias
15 abril 2003
Acesso à Justiça
CJF promove seminário sobre o acesso à Justiça em Minas Gerais
O Centro de Estudos do Conselho da Justiça Federal promove, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário sobre acesso à justiça, em Belo Horizonte (MG). Vários temas serão discutidos durante o seminário. Entre eles, as relações da defensoria pública, dos juizados especiais e até da comunicação com o acesso à Justiça.
Além de Nilson Naves e Cesar Rocha, também participam do evento o vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Edson Vidigal, e os ministros do STJ Antônio de Pádua Ribeiro, Sálvio de Figueiredo Teixeira, Fernando Gonçalves, Castro Filho, Luiz Fux e João Otávio de Noronha.
O evento será no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no Bairro Cidade Jardim, na capital mineira. As inscrições para o seminário encerram-se nesta quinta-feira (17/4). Os interessados podem inscrever-se pelo site do Conselho da Justiça Federal: www.cjf.gov.br. (CJF)
Confira a programação completa:
10h - Abertura
-Nilson Naves, ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Brasília/DF.
-Cesar Asfor Rocha, ministro coordenador-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, Brasília/DF.
Conferência inaugural: O acesso à Justiça. Carlos Velloso, ministro do Supremo Tribunal Federal, Brasília/DF.
12h - Intervalo.
14h/18h
Painel - A Defensoria Pública da União e dos Estados Membros Presidente: João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
- José de Albuquerque Rocha, professor da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.
- Holden Macedo da Silva, presidente da Associação dos Defensores Públicos da União, Brasília-DF.
- Roberto Gonçalves de Freitas Filho, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Brasília/DF.
- Marco Aurélio Bezerra de Mello, defensor público do Estado do Rio de Janeiro/RJ.
25 de abril - sexta-feira
9h/10h
Presidente: Antônio de Pádua Ribeiro, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
Conferência: Problemática da Assistência Judiciária no Estado Federal.Técio Lins e Silva, advogado, Rio de Janeiro/RJ.
10h15
Presidente: Luiz Fux, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
Inácio Arruda, deputado federal, Brasília/DF.
Conferência: A visão política da Assistência Judiciária.
11h/12h
Presidente: Fernando Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
O Processo Civil e o acesso à Justiça.
José Henrique Guaracy Rebelo, juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.
A comunicação e o acesso à Justiça.
Marcelo Dolzany, juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG.
14h/16h
Painel - Juizados Especiais Federais e o acesso à Justiça.
Presidente: Castro Filho, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
Francisco Geraldo Apoliano, juiz federal do Tribunal Regional Federal da Quinta Região, Recife/PE.
Selene Maria de Almeida, juíza federal do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Brasília/DF.
Vânia Hack de Almeida, juíza federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.
16h30
Presidente: Edson Vidigal, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Brasília/DF.
Conferência: O Poder Judiciário e a Assistência Judiciária.
Sálvio de Figueiredo Teixeira, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Brasília/DF.
18h - Encerramento.
Revista Consultor Jurídico, 15 de abril de 2003
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/04/2003.