Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Luto e tensão

Tribuna do Direito traz cobertura especial sobre morte de juízes

O luto provocado pelos assassinatos dos juízes Antônio José Machado Dias e Alexandre Martins de Castro Filho dão o tom da edição de abril do jornal Tribuna do Direito.

As reportagens especiais ancoradas pelo tema, assinadas pelo jornalista Percival de Souza, vão desde uma retrospectiva sobre as mortes e sua repercussão até considerações sobre a infiltração do crime organizado no Judiciário.

O jornal também traz uma homenagem ao advogado Theotonio Negrão, que morreu no dia 20 de março, aos 85 anos. A reportagem, que descreve o advogado como "discreto, generoso, modesto e de uma inteligência extraordinária", traz uma pequena biografia dele e declarações de representantes de classe e juízes sobre a importância de Negrão para a advocacia.

A morte do desembargador aposentado Sérgio de Moraes Pitombo também não foi esquecida pelo Tribuna do Direito. Um artigo de quase uma página, do advogado Rogério Lauria Tucci, relembra a "amizade fraterna" entre os dois e a bem sucedida trajetória profissional de Pitombo.

O jornal também noticia que convenção de condomínio não precisa ser registrada, que um advogado deve ser indenizado pela seguradora que se recusou a reembolsá-lo por suas despesas médicas, que as entidades filantrópicas estão isentas de pagar ICMS e que juízes aposentados não têm direito a foro privilegiado, entre outras.

Há também uma reportagem sobre as discussões em torno da anuidade da OAB e da decisão do STJ de que as taxas vencidas devem seguir "o rito da Lei de Execuções Fiscais e as ações de execução julgadas pela Justiça Federal".

O suplemento especial sobre livros e jurisprudência traz uma entrevista com o advogado Wagner Balera sobre a reforma da Previdência. Ele defende que antes de qualquer proposta seja feito um diagnóstico da situação previdenciária no Brasil, mas diz não estar vendo um diagnóstico sério por parte do governo. "Os números que estão sendo apresentados não foram checados", assegura.

O lazer dos advogados também não é esquecido pelo jornal. Há reportagens de turismo, sobre as Linhas de Nazca, no Peru, os passeios ecológicos de Pirenópolis (GO), e a aconchegante cidade de Itu (SP). Há ainda uma notícia sobre "papa-Oscars" Chicago, que recebeu sete premiações da academia, palavras cruzadas e poesias.

Outras informações sobre o jornal podem ser encontradas no site www.tribunadodireito.com.br.

Leia também:

2/4/2003 - In memoriam

Jornal Tribuna do Direito homenageia Theotonio Negrão

Revista Consultor Jurídico, 1 de abril de 2003, 17h49

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/04/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.