Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tecnologia

Dicionário digital para surdos traz vídeos, imagens e palavras

O dicionário digital da Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a mais nova opção para os deficientes auditivos com acesso a computadores. Elaborado por meio do programa de inclusão digital Acessa São Paulo - do governo estadual -, o CD-ROM traz 8.000 palavras, 3.000 mil vídeos, 4.500 sinônimos e 3.500 imagens para auxiliar o deficiente auditivo no aprimoramento de seu vocabulário.

Além disso, o dicionário pode ser uma boa pedida para as pessoas que lidam com os deficientes auditivos, sejam amigos, professores ou parentes.

O uso do dicionário é simples. Basta o usuário digitar a palavra desejada e lhe aparecerá na tela um vídeo reproduzindo a palavra na linguagem dos sinais, além de uma imagem ilustrando a palavra. O dicionário também traz, no caso da palavra buscada ser um verbo, suas conjugações e sinônimos para as palavras.

Inicialmente o programa Acessa São Paulo distribuirá 8.000 CD-ROMs, sendo 7.000 deles em escolas da rede pública, 100 nos Infocentros (centros de inclusão digital do governo) e o restante para associações que atendem a deficientes auditivos.

No entanto, os demais interessados em adquirir o dicionário não precisarão pagar pelo CD-ROM. Segundo o Acessa São Paulo, basta levar um CD gravável para receber uma cópia do dicionário.

O contato com o instituto pode ser feito pelo e-mail libras@sp.gov.br. Mais informações sobre o novo dicionário digital podem ser obtidas pelo sítio http://www.saopaulo.sp.gov.br.

Revista Consultor Jurídico, 30 de setembro de 2002, 19h07

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/10/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.