Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Selo de Qualidade

STJ mantém certificação de qualidade para publicações

A Fundação Vanzolini aceitou manter o certificado de qualidade ISO 9002/94 para a área de divulgação da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. A certificação foi em agosto de 2001, depois da avaliação dos procedimentos dos trabalhos e processos de elaboração do Boletim, Ementário e da Revista do STJ, desenvolvidos pelo Gabinete do Ministro-Diretor da Revista. Esta é a segunda auditoria em que a Revista do STJ é aprovada após a certificação de qualidade.

Na auditoria, Henrique Garcia Perez, técnico da Fundação Vanzolini, atestou a satisfação de 100% dos padrões estabelecidos por normas internacionais na prestação do serviço. Ele disse que vários pontos do sistema já estão de acordo com a ISO 9001/2000, para a qual o Tribunal migrará no próximo ano. A certificação é válida por três anos e, semestralmente, são realizadas auditorias de acompanhamento para verificar se o sistema continua de acordo com as normas estabelecidas.

As publicações do STJ são destinadas, principalmente, a advogados, estudantes de direito e estagiários. Elas facilitam a pesquisa e consulta para quem não tem condição de acesso a dados informatizados. O fato de apenas cinco estados brasileiros manterem dados judiciários informatizados evidencia a importância das publicações.

Esse não é o único serviço do STJ a receber a ISO 9002. Em março de 2000, o STJ foi o primeiro tribunal a ser certificado, compreendendo a autuação, classificação e distribuição de processos originários, entre eles os habeas-corpus, mandado de segurança, medida cautelar, reclamação e suspensão de segurança.

Em novembro de 2000, o STJ ampliou o padrão de qualidade internacional ISO 9002 para todos os 23 tipos de processos que tem competência constitucional de julgar, como ação rescisória, medida cautelar e mandado de segurança.

Revista Consultor Jurídico, 19 de setembro de 2002, 18h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/09/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.