Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Imagem é tudo

Cresce o número de empresas de assessoria cartorária no Brasil

O número de empresas de assessoria cartorária, um serviço pouco conhecido no mercado, cresceu nos últimos 10 anos de 33 para mais de 60 assessorias. Enquanto isso, a inadimplência no país começa a dar sinais de arrefecimento, passando de 36% no primeiro bimestre de 2002 para 10% no quarto bimestre (julho e agosto), segundo dados da Serasa.

O número de títulos protestados na cidade de São Paulo continua alto: pulou de um total de 720.737 durante os oito primeiros meses de 2001 (janeiro a agosto) para 990.982 no mesmo período deste ano.

Os dados são da Associação Comercial de São Paulo e revelam não apenas os solavancos da economia, que levam muitas pessoas e empresas a não conseguir saldar seus compromissos, como problemas de administração interna das companhias maiores, que trabalham com vários fornecedores e às vezes, involuntariamente, perdem prazos de pagamento durante o curto trâmite dos títulos nos cartórios.

A necessidade de obter informações sobre a existência de títulos nos cartórios com agilidade e rapidez e a segurança de pagá-los no prazo tornou-se uma exigência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo. Para garantir sua credibilidade e evitar problemas, vem crescendo o número de empresas que recorrem aos serviços da assessoria cartorária, especialmente companhias maiores, que agem preventivamente, sem nunca ter um título protestado.

Para quem ainda não ouviu falar neste serviço, ele consiste em fazer o rastreamento de títulos em cartório, evitando que, involuntariamente, uma empresa tenha seu nome levado a protesto, o que acarreta restrições cadastrais e uma enorme dor de cabeça para reabilitar sua boa imagem e acesso ao crédito.

Uma das empresas que oferece os serviços é a Asterisco, que trabalha no ramo há 30 anos e foi uma das primeiras no país. A empresa organiza a rotina de pagamento das companhias. Livres de qualquer aborrecimento com pagamentos, os empresários ganham tempo para dedicar exclusivamente ao seu próprio negócio.

Perder o prazo de pagamento de um título pode acontecer a qualquer corporação que não conte com serviços de assessoria cartorária, especialmente se a sua estrutura for muito grande. Às vezes, uma intimação para pagamento de títulos em cartório, por um engano da recepção, é enviada ao departamento errado, ou a outra empresa no mesmo edifício. O endereço também pode estar incorreto e o responsável não recebe o título a tempo de pagá-lo dentro do prazo. Basta um único número trocado, um pequeno deslize na localização do endereço, para que uma companhia tenha seu nome protestado, divulgado nos jornais e sua imagem no mercado comprometida.

A Assessoria cartorária garante segurança às empresas, especialmente daquelas que lidam com muitas fontes de cobrança diferentes ou participam de muitas licitações, o que evita que as companhias tenham de correr atrás de uma dezena de documentos e certidões, geralmente só emitidas por órgãos públicos e que são exigidas pelos licitantes.

A Asterisco conquistou clientes como Grupo Avon, Grupo Cyrela, Phillips do Brasil S/A e Bicicletas Caloi, entre outros. “Trabalhamos com a Asterisco há mais de 20 anos e nunca houve uma falha, nenhum título deixou de ser pago graças à ação da assessoria”, diz Rogério Zerbinatto, supervisor de contas a pagar da Arno S/A.

O consultor financeiro Oswaldo Galvão presta assessoria financeira a muitas empresas que estão com dificuldade de fluxo de caixa e problemas de apontamento de títulos em cartório. “Esse trabalho de garimpagem nos cartórios é feito de forma muito eficiente, dando tempo à empresa de trabalhar esta contingência”, disse.

Revista Consultor Jurídico, 17 de setembro de 2002, 13h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/09/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.