Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Terra estrangeira

EUA: saiba o que é preciso para participar do sorteio do 'greencard'.

No dia 6/11 estarão encerradas as inscrições para o sorteio de greencards - vistos de residência permanente - nos Estados Unidos. O governo norte-americano vai sortear 50 mil vistos para uma lista de países escolhidos com base nas baixas taxas de imigração para os EUA. O Brasil é um deles.

Não é preciso pagar taxa para participar da loteria. Os interessados em participar do sorteio devem enviar seus dados datilografados ou escritos em letra de forma, de maneira clara, em papel branco para o Centro Consular de Kentucky. Só é permitido um formulário por interessado. A folha com os dados deve ser assinada pelo candidato.

Segundo a embaixada, o sorteio será feito por computador, de forma totalmente aleatória.

Para participar do sorteio, os interessados devem ter nascido em um dos países habilitados. Se uma pessoa estiver interessada em participar do sorteio, mas ter nascido em um dos países não-habilitados e, por um acaso, for casada com alguém que nasceu em um país habilitado, ela pode usar o país de nascimento do cônjuge.

Nesse caso, é preciso que os dois recebam o visto para entrar nos Estados Unidos simultaneamente.

Outra exigência para participar do sorteio é ter o segundo grau completo ou nível de instrução equivalente. Caso não se encaixe nesse item, o candidato precisa ter experiência profissional de dois anos, nos últimos cinco anos, em atividade que tenha exigido dois anos de treinamento ou de experiência.

O marido e a esposa podem se candidatar separadamente. Se um dos dois for selecionado, o outro terá direito à condição derivativa. Se o candidato for escolhido, o cônjuge e os filhos solteiros menores de 21 anos também poderão pedir o visto. Os nomes de todos os filhos solteiros menores de 21 anos devem constar do formulário, mesmo que eles não tenham a intenção de imigrar e mesmo se eles são filhos naturais, filhos do cônjuge de um casamento anterior ou filhos adotados legalmente pelo candidato principal.

Os candidatos bem sucedidos serão notificados através de correspondência pelo Centro Consular de Kentucky. Os escolhidos serão entrevistados no dia 1º de outubro de 2003 até 30 de setembro de 2004. As cartas aos candidatos selecionados serão enviadas de 30 a 60 dias antes das entrevistas com os agentes consulares nos postos no exterior estarem marcadas.

Os dados deve ser enviados para:

DV-2004 Program

Kentucky Consular Center

4004 Visa Crest, Migrate, KY

41904-4000 U.S.A

Veja a relação dos documentos

Nome completo (último sobrenome, nome e nome do meio. Exemplo: Silva, Carlos Expedito Antunes da. Deve-se sublinhar o último sobrenome)

Data e local de nascimento na seguinte ordem: dia, mês, ano, cidade/município, estado, país. Exemplo: 13 de setembro, 1956 - Rio de Janeiro, RJ - Brazil

Nome da(o) esposa(o) (marido ou mulher, mesmo se estiverem separados, e mesmo que o cônjuge não tenha intenção de imigrar) e dos filhos, se houver, no mesmo padrão.

Endereço postal claro e completo, incluindo CEP e, se possível, o número do telefone.

Fotografias recentes do candidato, do cônjuge e de cada filho, incluindo todos os filhos naturais bem como todos os adotados legalmente e os enteados, mesmo que os filhos não residam mais com o candidato, devem constar.

No verso das fotos deve constar o nome e a data de nascimento de cada membro da família. Deve haver uma fotografia separada para cada um. As fotos devem ser presas ao papel com fita adesiva transparente. Não use grampos e clips.

As fotos precisam ter as seguintes características:

1. Tamanho: 2 polegadas (50 mm quadrados), com o nome e a data de nascimento do candidato, do cônjuge e dos filhos escrito no verso.

2. O candidato, cônjuge e filhos devem estar olhando de frente para a câmara; a cabeça da pessoa sendo fotografada não pode estar virada para cima, para baixo ou para o lado, e deve cobrir cerca de 50 por cento da área da foto.

3. A foto deve ser tirada com a pessoa sendo fotografada em frente a um fundo neutro, de cores claras. Fotos tiradas com fundos escuros ou estampados, não serão aceitas.

4. Fotos nas quais o rosto da pessoa fotografada esteja fora do foco não serão aceitas.

5. Fotos nos quais a pessoa sendo fotografada estiver usando chapéu ou óculos com lentes escuras ou em que o rosto esteja obscurecido de qualquer forma não serão aceitas.

6. As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco.

Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2002, 19h24

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.