Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Casa própria

Mutuários do SFH entregam reivindicações ao presidente eleito

A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) vai elaborar a "Carta Nacional dos Mutuários do Sistema Financeiro da Habitação", na qual serão reunidas as principais reivindicações dos associados a respeito do setor habitacional. O documento será entregue ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

O documento será elaborado no 20º Encontro Nacional que a associação promove esta semana, em Brasília. O evento reunirá representantes dos mutuários de 19 Estados, entre diretores, advogados e especialistas no Sistema Financeiro da Habitação. O evento servirá ainda para que a ABMH amplie sua atuação nos Estados, por meio de treinamento a filiados interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o SFH.

De acordo com o presidente da ABMH, Anthony Fernandes Oliveira Lima, será feita uma radiografia da área habitacional no País, mostrando os problemas e apontando soluções para resolver questões que afligem milhões de mutuários. "A habitação está mergulhada num poço de problemas, os quais só serão resolvidos caso o novo presidente resolva contar com a participação direta dos mutuários", diz Oliveira Lima.

A ABMH vai aproveitar o encontro para fazer um grande mutirão de atendimento para tirar dúvida das pessoas sobre a casa própria, num estande que será montado na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. "Nossa intenção é orientar as pessoas sobre os riscos de se comprar um imóvel financiado e mostrar os caminhos para que os mutuários com problemas na prestação e saldo devedor resolvam essas pendências", observa o presidente.

A ABMH vai ainda solicitar apoio do novo presidente para a aprovação de projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propondo alterações no atual sistema. O projeto foi apresentado pela associação em abril deste ano, após dois anos de discussão com mutuários, especialistas do setor e órgãos de defesa do consumidor.

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2002, 11h54

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.