Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sonho americano

Inscrições para sorteio do 'green card' acabam em novembro

Os interessados em obter visto permanente para entrar, morar e até trabalhar nos Estados Unidos devem fazer suas inscrições para o sorteio do Green Card até o próximo dia 6/11, ao meio-dia.

De acordo com o advogado Robert Kravitz, são 50 mil autorizações, divididas em cotas por continente. A maior parte é reservada para a África e Europa. "Cerca de 20 mil são sorteados para nativos africanos e outros 20 mil são destinados a cidadãos europeus", explica Kravitz. Dos 10 mil restantes, 5 mil são reservados para a Ásia, 2.500 para a América do Sul, Central e Caribe, outros mil vão para a Oceania e 20 para a América do Norte, sendo que somente as Bahamas estão qualificadas para participar do sorteio do Green Card.

Alguns países que apresentam alta média de imigração são excluídos do programa. O advogado afirmou que cotas são calculadas com base na média de imigrantes de cada região registrada nos últimos 10 anos.

Os países excluídos da loteria são Canadá, China Continental, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Haiti, Índia, Jamaica, México, Paquistão, Filipinas, Coréia do Sul, Inglaterra e territórios dependentes e Vietnã. No entanto, cidadãos de Hong Kong, Macau e Taiwan são elegíveis, assim como da Irlanda do Norte.

Para participar da loteria, o interessado deve preencher alguns requisitos. A pessoa precisa ter concluído o segundo grau e possuir dois anos de experiência em uma profissão que exija dois anos para ser aprendida, de acordo com uma classificação estabelecida pelo Departamento Americano de Trabalho. Não é exigida idade mínima.

Além dessas exigências, ser sorteado não significa que o Green Card será expedido automaticamente. Segundo Kravitz, o governo americano verifica os antecedentes criminais e imigratórios para certificar-se de que o cidadão nunca desrespeitou as leis.

Revista Consultor Jurídico, 25 de outubro de 2002, 19h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.