Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

MuniNet

Banco Mundial estimula criação de rede de informação municipal

O Banco Mundial está desenvolvendo junto aos municípios parceria para implementar a Rede Brasileira de Informação Municipal. A MuniNet vai permitir o intercâmbio de informações e experiências entre os tomadores de decisão no âmbito municipal.

Por meio da Internet, de seminários, conferências e publicações, a rede - de alcance nacional - vai promover o desenvolvimento profissional de autoridades e funcionários das administrações municipais, além de fortalecer as organizações que apóiam a modernização da administração pública local.

A MuniNet pretende fornecer soluções práticas para os desafios diários da administração municipal e colocar à disposição dos interessados nessas questões uma variedade de informações. A rede também tornaria acessível um calendário de eventos (conferências, seminários, cursos de capacitação), novos atos legislativos, biblioteca para pesquisa, artigos, documentos técnicos e relatórios, notícias nacionais e regionais de interesse municipal, quadro de anúncios e links com sites relevantes.

Os municípios são parceiros essenciais de grande parte dos projetos que contam com apoio do Banco Mundial no Brasil. A MuniNet vai fortalecer essa ligação.

Compartilhar informações

Os municípios trabalham para prover serviços locais, promover o desenvolvimento econômico, comunicar-se eficazmente com seus cidadãos e operar de maneira mais eficiente. O grau de autonomia dos municípios depende, portanto, da sua capacidade de encontrar soluções para os problemas locais sem a possibilidade de contar com maiores recursos de transferência como única opção.

Para assistir esses municípios, grande número de associações, fundações, institutos e empresas estabeleceram-se em todo o território nacional. A rede que está sendo proposta permitiria a essas entidades e às autoridades e funcionários municipais uma nova maneira de compartilhar informações, desenvolver parcerias e melhorar os serviços que essas entidades oferecem às administrações municipais.

Fonte: ALESP.

Revista Consultor Jurídico, 24 de outubro de 2002, 21h32

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.