Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Lavagem de dinheiro

Comissão sobre lavagem de dinheiro quer agilidade das informações

A Comissão mista formada pelo Conselho da Justiça Federal para discutir problemas ligados à lavagem de dinheiro esteve reunida na sede do CJF. Os integrantes da comissão demonstraram preocupação com a agilidade na tomada de providências destinadas a impedir operações de lavagem de dinheiro nas instituições bancárias e possibilitar o flagrante do crime no ato da operação.

O ministro Gilson Dipp disse que as instituições devem se mobilizar para agir de forma preventiva, para restringir ao máximo a possibilidade de prática do crime de lavagem de dinheiro. Nesse segundo encontro da Comissão, os participantes levaram as sugestões de suas respectivas instituições quanto a medidas que podem ser implementadas para aperfeiçoar o combate à lavagem.

Todas as sugestões foram discutidas pelos membros da Comissão, que, num terceiro encontro, previsto para 18/11/2002, deverá consolidar e formalizar as medidas consideradas consensuais. "O mais importante é que conseguimos o feito inédito de reunir e integrar o conjunto de instituições envolvidas no combate à lavagem", disse o ministro.

Para ele, a troca de informações nessas reuniões é um grande avanço. A formação da Comissão sobre Lavagem de Dinheiro foi motivada pelos resultados da pesquisa "Uma análise crítica da Lei dos crimes de lavagem de dinheiro" desenvolvida pelo Centro de Estudos Judiciários, órgão de ensino e pesquisa do Conselho da Justiça Federal.

A principal constatação da pesquisa foi o insignificante percentual de crimes de lavagem de dinheiro que estão sendo processados na Justiça Federal. Grande parte dos crimes acabam ficando impunes, pois a apuração ou o oferecimento da denúncia não se concretizam, devido à falta de provas ou à demora nas investigações.

Revista Consultor Jurídico, 21 de outubro de 2002, 20h35

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 29/10/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.