Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Tráfico de drogas

Condenado por tráfico de drogas deve voltar à Itália, decide STF.

O Supremo Tribunal Federal concedeu, nesta quinta-feira (17/10), a Extradição de Gaetano Baio requerida pelo governo da Itália. A decisão unânime do Plenário foi baseada no voto do relator, ministro Nelson Jobim.

Preso em uma penitenciária, na cidade de São Paulo, à disposição do STF, Gaetano Baio fugiu da Itália em agosto de 1998, quando cumpria pena já em regime domiciliar pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Gaetano Baio foi condenado em julho de 1997 pela Corte de Apelação de Roma para cumprir o restante da pena de 7 anos 28 dias e um mês.

De acordo com o processo, os crimes foram praticados de 1990 a 1994, período em que Gaetano Baio constituiu, promoveu e organizou o grupo destinado ao tráfico de cocaína que comercializou na Itália “em dezenas de quilos”.

De acordo com a ação, Gaetano Baio tratava pessoalmente da organização e de cada operação de importação, tendo sido averiguadas compras de grande quantidade de droga da América do Sul.

Pelo menos duas das compras foram feitas no Brasil; sendo 17 quilos de cocaína importados em março de 1993, por Munique de Baviera e outros 19 quilos em abril de 1994, enviados pela empresa Martins, de Bauru, no Estado de São Paulo e que foram apreendidos pela polícia alemã em Munique da Baviera.

Ext 822

Revista Consultor Jurídico, 17 de outubro de 2002, 17h30

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/10/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.