Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Olhos atentos

TRE-SP vai fazer auditoria nas urnas no dia da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo fará auditoria no dia da eleição (6/10). A auditoria será feita através de uma votação paralela, para demonstrar a confiabilidade da urna eletrônica. Ela vai acontecer no hall monumental da Assembléia Legislativa, no mesmo horário da votação, e será acompanhada pelos fiscais dos partidos e outros interessados.

A auditoria será feita, por amostragem, com duas urnas que seriam utilizadas na votação, uma do interior e outra da capital, com todos os programas oficiais. A escolha das urnas será por sorteio na véspera da eleição. Outras 66 urnas serão sorteadas e guardadas no respectivo cartório eleitoral para possível conferência posterior.

No dia da eleição, funcionários da Justiça Eleitoral vão digitar nas duas urnas os votos registrados em até 500 cédulas de papel. As cédulas serão preenchidas na véspera da votação pelos representantes credenciados pelos partidos políticos. A auditoria será filmada e feita na presença dos fiscais dos partidos políticos, da imprensa e de outros interessados.

No encerramento da votação, às 17h, será encerrada também a votação paralela e os votos consignados nas duas urnas serão apurados. O resultado verificado na contagem das cédulas deverá coincidir com o resultado da urna eletrônica para comprovar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

Revista Consultor Jurídico, 1 de outubro de 2002, 19h11

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/10/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.