Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Terra sem lei

Advogado é assassinado e OAB-MT cobra rigor em investigações

O empresário e advogado Sávio Brandão, dono do jornal Folha do Estado, foi assassinado segunda-feira (30/9) com mais de cinco tiros, em Cuiabá (MT). A execução aconteceu em frente à futura sede do jornal Folha do Estado. Sávio Brandão estava casado há um ano com a advogada Isabela Brandão, grávida de sete meses.

Depois de um pedido emergencial do secretário de Segurança do Estado, Benedito Corbelino, a Procuradoria-Geral de Justiça nomeou o promotor Flávio Fachone para acompanhar as investigações e auxiliar a Polícia Civil.

Ainda na tarde de segunda-feira, o governo do Estado divulgou nota oficial para lamentar o assassinato. “A morte de Sávio Brandão, nas circunstâncias em que ocorreu, fere os princípios de direitos e cidadania se configura num atentado à liberdade de imprensa”, diz a nota.

O governo se referiu ao fato de o jornal ter publicado diversas notícias sobre o crime organizado no Estado. A Polícia afirmou que ainda não tem pistas sobre o crime.

Protesto

O diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Fernando Martins, disse que a entidade irá solicitar a ajuda da Polícia Federal na elucidação do caso.

“Há indícios de envolvimento do crime organizado, o que representa uma grave ameaça à atuação da imprensa”, afirmou Martins.

OAB-MT cobra empenho em investigações

O presidente da OAB-MT, Ussiel Tavares, disse que solicitou a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Rubens Apropatto, no Estado, para cobrar das autoridades empenho nas investigações.

Tavares entende que é “preciso haver mais disposição para que crimes como este sejam apurados e elucidados”.

Fonte: Diário de Cuiabá - Anselmo Carvalho Pinto e Daniel Pettengill.

Revista Consultor Jurídico, 1 de outubro de 2002, 11h09

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/10/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.