Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Evento internacional

Profissionais discutirão rumos do jornalismo investigativo

Os rumos e as dificuldades do jornalismo investigativo serão discutidos na semana que vem, em São Paulo, no seminário internacional organizado pelo Centro Knight para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas.

Dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, o Centro Knight dedica-se ao estudo e debate das reportagens de fundo e das tentativas de dificultar o livre exercício da liberdade de expressão.

No dia 6, sexta-feira, as palestras ocorrerão no auditório da Faculdade Cásper Líbero. No dia seguinte, sábado, o evento prossegue na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). O evento tem o apoio também da Associação de Faculdades de Comunicação.

Além da presença de palestrantes internacionais, o evento terá workshops. As palestras do dia 6/12 serão abertas ao público. Para participar das atividades do dia 7/12 basta clicar aqui e preencher o formulário de inscrição.

Programação:

Sexta-Feira - 6/12

Conferência Internacional sobre Jornalismo Investigativo:

Debatedores: Rosental Calmon Alves (organizador), Brant Houston (diretor executivo da Investigative Reporters and Editors - EUA), Pedro Enrique Armendares (diretor executivo da Periodistas de Investigación - México)

Participação: livre

Sábado - 7 de dezembro

Seminário internacional sobre jornalismo investigativo

Participação: mediante inscrição aprovada, restrita a 100 participantes

Horário: 9 às 16h

Na primeira sessão, todos os participantes assistirão a uma exposição sobre como funcionam e qual o papel de associações de jornalistas investigativos em outros países. O modelo dessas associações é a IRE, dirigida por Brant Houston. Houston e Pedro Armendares falarão sobre tendências e práticas do jornalismo investigativo em outros países.

Após essa sessão, o grupo se dividirá em três, para os seguintes workshops simultâneos:

Workshop 1: Reportagem assistida por computador

Responsável: Brant Houston

A técnica de usar computadores para "entrevistar" bases de dados tem se tornado popular para a produção de reportagens investigativas nos Estados Unidos. No Brasil, ela ainda é pouco utilizada. Houston falará sobre os benefícios e dificuldades do uso dessa técnica.

Workshop 2: Pesquisa avançada na internet

Responsável: Pedro Armendares

Com a massa cada vez maior de informação disponível na internet, saber pesquisar nela para extrair exatamente o que queremos é cada vez mais importante. Armendares passará dicas, endereços e estratégias para transformar a internet em uma ferramenta de apuração.

Workshop 3: Investigando a lavagem de dinheiro

Debatedores: Deomar Vasconcellos de Moraes, coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, e o procurador da República Celso Três.

Mediação: Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S.Paulo

A lavagem de dinheiro é um tema cada vez mais importante no jornalismo brasileiro. Conheça a dimensão do problema e algumas formas de investigá-lo neste workshop.

Revista Consultor Jurídico, 27 de novembro de 2002, 19h04

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/12/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.