Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novos rumos

Ives Gandra Martins participa de evento sobre investimento no país

Os novos horizontes que se abrem para a atração de investimento estrangeiro no Brasil, a partir da posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, serão discutidos na próxima sexta-feira (29/11), em São Paulo.

Profissionais do meio jurídico, econômico, financeiro e empresarial irão se encontrar no Espaço Cultural Mário Covas, para participarem da conferência “Investimento Estrangeiro no Brasil: Novos Horizontes - Foreign Investments in Brazil: New Horizons”.

A conferência terá como palestrantes o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o cientista político Bolívar Lamounier, o jurista Ives Gandra Martins e o sócio da Price Waterhouse Coopers, Raul Beer.

Os caminhos e alternativas para atrair e manter os investimentos estrangeiros no país e os obstáculos que o novo presidente vai enfrentar, também serão analisados pelo economista sênior do BankBoston, Marcelo Cypriano, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais, Antônio Correia Lacerda.

A importância da realização de debates sobre a necessidade da presença do capital estrangeiro na economia brasileira pode ser resumida nas palavras do cientista político Bolívar Lamounier. Na sua opinião, o investimento estrangeiro é vital para o Brasil. "Empresas e capitais estrangeiros sempre tiveram importante papel no desenvolvimento brasileiro, e certamente continuarão a prestar importante contribuição no futuro. Sensível a essa realidade, o Brasil deve adotar políticas adequadas, realistas e acolhedoras, a fim de assegurar não apenas a continuidade, mas o aumento dessa contribuição", explica Bolívar Lamouiner.

Já o economista Marcelo Cypriano, do Bank Boston, afirma que a evidência mostra que o investimento estrangeiro procura o mercado interno. "Uma política econômica consistente que promova a expansão deste mercado, ao mesmo tempo que reduza o risco percebido no país, possui grandes chances de sucesso em iniciar um ciclo de crescimento virtuoso que atraia ainda mais investimento", aposta Marcelo Cypriano.

Mas para que as políticas econômica e de desenvolvimento nacional obtenham sucesso na atração de investimentos estrangeiros ao Brasil é necessário seguir algumas premissas básicas. É o que aconselha o presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças, Saulo Duarte Pinto Junior. Segundo ele, o governo deve adotar políticas transparentes, de manutenção das regras e contratos que facilitem a repatriação de capitais investidos e lucros. Saulo Duarte espera ainda que o futuro governo tome outras duas providências.

"Acredito que a reforma tributária para redução de impostos e tributos, com a eliminação da tributação em cascata, e a redução do custo Brasil em geral, são ítens básicos para que haja incremento no direcionamento de capitais externos para nossa economia", afirma o presidente do IBEF.

O evento contará ainda com a participação de outros convidados que atuarão como interlocutores. Entre eles, Cláudia Hausner, diretora do Mercado de Capital Internacional do Banco Banif Primus S/A, Carlos José Rolim de Mello, advogado e sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacs e Opice, e Clarice Messer, diretora do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

O evento será transmitido pela Internet, o que permitirá a participação de interessados de todo o mundo. Vale ressaltar que todas as palestras terão tradução simultânea para o inglês.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas no site www.investimentoestrangeiro.com.br

www.foreigninvestimentinbrazil.com.br, onde também é possível ter acesso à notícias, informações e entrevistas. O evento, promovido pela Global World, acontecerá das 9h às 19h.

Revista Consultor Jurídico, 26 de novembro de 2002, 12h35

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 04/12/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.