Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Acesso à Justiça

Fórum Mundial de Juízes discutirá democratização da Justiça no RS

O 2º Fórum Mundial de Juízes será em Porto Alegre, em janeiro de 2003. O evento estará integrado à programação do Fórum Social Mundial que vai reunir juízes de todos os continentes para examinar a democratização e o efetivo acesso da sociedade ao poder Judiciário.

O lançamento do fórum será oficializado no dia 25 de novembro na Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, com a palestra Globalização e Direitos Fundamentais, do cientista político, Paulo Bonavides.

Devem participar do evento o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Cláudio Baldino Maciel, do sociólogo português Boaventura de Souza Santos e da juíza da Corte Européia dos Direitos Humanos, a francesa Mireille Delmas-Marty.

O Fórum Mundial de Juízes é resultado do movimento por um Poder Judiciário mais democrático iniciado há dez anos na Espanha que culminou na organização das Associações de Juízes para a Democracia no Brasil, entidade idealizadora do evento.

O Fórum poderá ser um mecanismo permanente de discussão e aperfeiçoamento das instituições judiciais e um instrumento de denúncia de práticas anti-democráticas e de atentados contra a autonomia e a independência de juízes em todo o mundo.

Revista Consultor Jurídico, 21 de novembro de 2002, 18h12

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 29/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.