Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Data marcante

Encontro nacional de juízes marca 30 anos de atuação da Ajufe

Começa nesta quarta-feira, em Natal (RN), o 19º Encontro Nacional dos Juízes Federais em que a categoria vai comemorar os 30 anos de atividades da sua associação, a Ajufe.

Como fatos marcantes, a entidade celebra a expansão da justiça federal em todo o país, a criação dos juizados especiais federais e o programa próprio na TV Justiça.

Recentemente, a associação aplicou um questionário para saber o que pensavam os principais candidatos a Presidência da República sobre o Poder Judiciário e preparou um encontro nacional de cunho predominantemente político. Os debates desse encontro pretendem analisar os rumos do país e do Judiciário com a vitória de Luís Inácio Lula da Silva.

O encontro prossegue até sexta-feira (22/11) e deve reunir cerca de 300 juízes de todo país. Eles devem discutir temas como o cenário pós-eleitoral brasileiro, propostas para uma política nacional de Segurança Pública e perspectivas jurídicas e econômicas da Área de Livre Comércio das Américas - Alca. Além de questões internas, como a administração no Judiciário.

Sobre segurança pública, os juízes poderão debater com Eduardo Soares, responsável pelo programa de segurança pública do governo de Luís Inácio Lula da Silva, na transição governamental, com o secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul e ex-senador, Paulo Bisol e com o secretário de segurança do Rio de Janeiro, Roberto Aguiar.

O deputado Paulo Delgado (PT-MG) abordará as perspectivas jurídicas e econômicas da Alca. O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Nelson Jobim, fará palestra sobre planejamento e gestão administrativa no Judiciário. O encerramento será feito pelo ministro do STF, Sepúlveda Pertence.

Justiça para todos

A decisão de investir na produção de um programa próprio na TV Justiça também marca os 30 anos da Ajufe. A entidade viu, no espaço aberto pelo STF, uma forma de levar o Judiciário para mais perto da população, através da divulgação de suas atividades.

Assim, o programa Justiça para todos entrou no ar já no dia de inauguração da nova emissora - dia 11 de agosto. O programa é semanal, tem 30 minutos de duração e vai ao ar toda terça-feira às 18h30 horas, antes do Telejornal da TV Justiça e reapresentado na própria terça-feira, às 22h30, na quarta às 12h30 e no sábado às 11h.

De 11 de agosto a 5 de novembro, já foram levados ao ar 12 programas. Eles são divididos em um ou dois blocos de matérias contextuais sobre algum tema de atuação da Ajufe. Em seguida, juízes da entidade, de tribunais regionais e superiores, convidados dos órgãos governamentais envolvidos, advogados, professores universitários e representantes da iniciativa privada discutem sobre o assunto apresentado.

Nesse período, também foram produzidas 12 matérias com cerca de um ou dois minutos de duração, em que o cidadão expõe suas dúvidas sobre qualquer aspecto da Justiça Federal e um juiz responde. É o Ajufe Cidadão, repetido diversas vezes durante toda a programação da TV Justiça.

Os participantes do 19º Encontro Nacional de Natal poderão assistir aos programas já feitos pela Ajufe para a TV Justiça. Além disso, será apresentado um vídeo institucional contando a história da criação da entidade e sua evolução nesses 30 anos.

O vídeo trará o depoimento de diversas autoridades como ministros do STF, do STJ, do ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Armand Pereira, entre outros. Os ex-presidentes da Ajufe, Tourinho Neto e Flávio Dino e o atual, Paulo Sérgio Domingues falam da evolução da Ajufe de entidade estritamente corporativa para uma atuação político-institucional.

Revista Consultor Jurídico, 19 de novembro de 2002, 18h48

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.