Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Circuito integrado

Jornalistas dão dicas de marketing a advogados em seminário

Perfis de apresentação em brochuras e folders, sites, boletins e jornais e até mesmo alguém no escritório encarregado das relações com a imprensa são alguns dos elementos que se integraram nos últimos anos à preocupação e à rotina de muitos escritórios.

Não é um fato isolado. Os tribunais montaram estruturas de divulgação profissionalizadas. A vocação do Ministério Público para a inserção na mídia vem se aperfeiçoando. O Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, por exemplo, a cada novo lote de juízes que lá toma posse proporciona uma aula de relacionamento com a mídia ministrada por jornalista profissional.

Nas raízes desse fenômeno há dois fatores fundamentais. Um é que o interesse pela informação jurídica tornou-se amplo, geral e irrestrito. O outro é que ninguém mais ignora o óbvio: a disputa judicial não se trava apenas nos tribunais. Muitas vezes ela é fortemente influienciada pela mídia, quando os fatos chegam ao conhecimento da opinião pública.

Dentro desse processo, tornou-se tão importante para o advogado arquitetar a sua estratégia de mídia quanto a sua estratégia jurídica.

Enquanto as faculdades de Direito não incluem essa nova disciplina em seus cursos, cabe ao próprio operador jurídico aparelhar-se para ocupar seu espaço. "Até porque, se ele não ocupar, alguém ocupará", explica o advogado Raul Haidar, um estudioso do assunto, acrescentando que "na mídia, como na física, não há vácuo".

Para participar desse processo, a revista eletrônica Consultor Jurídico vai promover o Seminário "O Advogado e a Imprensa", com alguns dos principais jornalistas brasileiros envolvidos com a cobertura jurídica.

O evento será no Hotel Renaissance, em São Paulo, dia 5 de dezembro, entre as 14h e as 19h. Para saber mais a respeito do assunto clique aqui.

Revista Consultor Jurídico, 16 de novembro de 2002, 9h08

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.