Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Via Legal

Programa da TV Justiça conta história dos Soldados da Borracha

A TV Justiça transmite, nesta quinta-feira (14/11), reportagem sobre a "guerra particular" dos chamados Soldados da Borracha. A história dos seringueiros que durante a Segunda Guerra Mundial, atendendo ao apelo do governo federal, se embrenharam na floresta amazônica para trabalhar nos seringais, de onde saía a matéria-prima da guerra, será contada no programa Via Legal.

Após anos de batalha judicial, os seringueiros foram dispensados de comprovar o trabalho prestado. E ganharam o direito de receber uma pensão vitalícia.

Ainda no Via Legal, uma reportagem na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região mostrará como ocorreu o "Projeto Memória", no Centro Cultural Justiça Federal, antiga sede do Supremo Tribunal Federal.

Os ministros aposentados do STF, Aldir Passarinho e Oscar Dias Corrêa, participam de um "talk show" em que contam histórias e fatos curiosos da Justiça Federal.

O programa terá outro destaque: visita ao Departamento Jurídico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. No Departamento, estudantes de Direito prestam assistência jurídica gratuita para a população de baixa renda, há oito décadas. A reportagem revela como o trabalho é compensador para estudantes e beneficiados.

Os telespectadores assistirão também a primeira reportagem da série sobre lavagem de dinheiro. O crime não é novo, a lei que regulamenta sua punição já vigora há quatro anos, mas mesmo assim, é bastante reduzido o número de processos que chegam até a Justiça.

Na reportagem é mostrado o que o Conselho da Justiça Federal decidiu fazer a respeito do problema. No quadro "Aprender Direito" será mostrado o significado da expressão lavagem de dinheiro e o que pode acontecer a quem pratica esse crime.

O programa Via Legal é produzido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, em Brasília. Esta edição vai ao ar na quinta-feira (14/11), às 18h e 22h, sexta (15/11), às 12h, sábado (16/11), às 18h e domingo (17/11), às 17h30.

Revista Consultor Jurídico, 13 de novembro de 2002, 16h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.