Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Informatização

Castro Filho fala sobre informatização do judiciário no México

O ministro Castro Filho, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), viajou ontem para o México a convite do Superior Tribunal de Justiça daquele país, onde irá compartilhar a experiência da informatização do Poder Judiciário brasileiro. O ministro participa também, entre os dias 13 e 15 deste mês, do XVI Encontro Pan-americano de Direito Processual, no qual palestrará sobre a competência civil no processo brasileiro. Castro Filho é membro do Instituto Pan-Americano de Direito Processual.

A exposição do ministro sobre informatização terá por base a estrutura do próprio STJ, que conta, atualmente, com cerca de cinco quilômetros de cabos de fibra ótica, conectando cerca de 2.200 computadores.

Castro Filho vai narrar aos magistrados mexicanos a nova experiência de Superior Tribunal brasileiro: a Revista Eletrônica de Jurisprudência - um instrumento que permite o acesso via Internet dos acórdãos do Tribunal certificados eletronicamente, uma vez que sua impressão traz uma marca d'água com a logomarca do STJ. Irá relatar também sobre os demais serviços facilitados aos usuários, como o de acompanhamento processual, inclusive pelo "Sistema Push", que mantém os interessados automática e permanentemente informados sobre o andamento de seus processos.

O ministro enfatiza que, embora reconheça que a informatização está evoluindo mais lentamente nas instâncias inferiores (1º e 2º graus), em alguns Estados todas as comarcas estão informatizadas e interligadas aos seus respectivos tribunais. O que ocorre também na Justiça Eleitoral, que conta com quase 336 mil zonas, as quais, utilizando-se de cerca de 406 mil urnas eletrônicas, realizaram as últimas eleições e apuraram os votos de quase 115 milhões de eleitores em tempo recorde, gastando de dez horas para dar o resultado final da eleição presidencial no segundo turno.

Fonte: Infojus.gov.br - Portal do Poder Judiciário.

Revista Consultor Jurídico, 13 de novembro de 2002, 9h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/11/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.